08/06/2022

Apresentador e ambientalista Alcide Filho suspeito de estuprar adolescente é encaminhado para presídio

Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, o apresentador Alcide Filho é suspeito de ter estuprado um menino de 14 anos. Em depoimento à Polícia, o apresentador negou as acusações.

Apresentador Alcide Filho — Foto: Instagram

O ambientalista e apresentador Alcide Filho, preso na manhã desta quarta-feira (8) suspeito de estupro de vulnerável, foi encaminhado para um presídio, segundo o Tribunal de Justiça. Alcide passou por audiência de custódia foi encaminhado para uma penitenciária. Leia a nota completa do TJ-PI no final desta matéria.

O g1 não conseguiu contato com a defesa de Alcide Filho. A polícia informou que, em depoimento, o apresentador negou as acusações. A TV Meio Norte, onde o apresentador comanda um programa sobre meio-ambiente e ecologia, informou repudiar todo tipo de violência e que, devido ao caso, a exibição do programa está suspensa temporariamente. Futuramente, conforme a emissora, a defesa terá oportunidade de se pronunciar. Veja a íntegra da nota ao fim da reportagem.

Estupro e trabalho sem remuneração

Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) , a vítima dos abusos é um menino de 14 anos. Os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca na casa do apresentador nesta quarta-feira (8), expedidos pela Justiça.

A delegada Lucivânia Vidal, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, informou ao g1 que o apresentador Alcide Filho é suspeito de manter o adolescente, vítima de estupro, morando com ele desde 2020 e trabalhando sem receber salário durante esse período.

Segundo a delegada, a vítima morava na casa do suspeito desde 2020, desde que tinha sido chamado para trabalhar com ele em uma produtora de vídeo montada dentro da casa. Os abusos teriam acontecido de forma reiterada, segundo ela, até o final de 2021, quando o adolescente decidiu sair da casa, por conta dos abusos.


De acordo com o delegado Mateus Zanatta, gerente de Delegacias Especializadas, a denúncia contra o apresentador partiu da mãe da vítima, no final do mês de abril, e de lá para cá o apresentador vem sendo investigado.

"Foi aberto o inquérito policial, colhidos elementos de informação que subsidiaram o pedido de prisão, existindo fortes indícios que demonstram a veracidade dos fatos, inclusive com depoimento de familiares do acusado", disse o delegado.

O Alcide Filho é ambientalista e ficou conhecido no Piauí por apresentar programas de ecoturismo na TV aberta piauiense. Ele também foi secretário de turismo e meio ambiente de Luís Correia em 2009.

Leia abaixo a nota da Rede Meio Norte sobre o caso:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à denúncia de assédio envolvendo o publicitário e apresentador de programa terceirizado da Rede Meio Norte, Alcides Filho, a Meio Norte informa que o programa EKOA, será retirado da grade por tempo indeterminado, até que as denuncias sejam esclarecidas.

Reiteramos nosso reconhecimento ao enorme talento e grande serviço prestados a Meio Norte pelo publicitário e apresentador Alcides Filho, que certamente terá oportunidade de expressar sua versão em relação ao fato noticiado.

Sem mais para o momento, a emissora reitera seu repudio a toda e qualquer forma de assédio, desrespeito, violência ou preconceito.

Atenciosamente
Grupo Meio Norte de Comunicação

Nota do Tribunal de Justiça do Piauí

Audiência de Custódia – Alcide Filho

Realizada audiência de custódia nesta quarta (08), em cumprimento de mandado de prisão preventiva exarado pelo juízo da Central de Inquéritos de Teresina-PI, não foi relatada violência ou abuso por parte dos policiais que efetuaram a prisão do custodiado; a prisão, portanto, é legal, sendo o custodiado encaminhado ao estabelecimento prisional adequado. A análise de pedidos quanto à liberdade será direcionada ao juízo que emitiu a ordem de prisão. A audiência foi realizada na modalidade virtual, mas o preso estava nas dependências do Fórum Cível e Criminal, no Núcleo das Audiências de Custódia, localizado no subsolo.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES