05/01/2022

Rio Parnaíba sobe e atinge cota de alerta em Teresina, diz CPRM

Fonte: Sace/CPRM

O nível do Rio Parnaíba atingiu a cota de alerta em Teresina nas primeiras horas desta quarta-feira (05). O nível atual do rio é de 5,60 m, segundo o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Críticos(Sace), divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A estimativa é que o nível do Rio Parnaíba chegue a 5,74 m até às 12h45 desta quarta, uma elevação de 14 cm. Segundo o órgão, o nível de inundação é de 6,87 m. Ou seja, no momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação.


“O Rio Parnaíba está subindo, mas o Rio Poti está descendo, então a tendência é que não tenhamos problemas nem risco de inundação a curto prazo”, explicou Roberto Fernandes, engenheiro hidrologo do CPRM.

Em Teresina, a Defesa Civil Municipal estima que ao menos 230 famílias estão desabrigadas por conta dos alagamentos causados pelas últimas chuvas, sendo que destas, 30 precisaram ser realocadas em abrigos estruturados em escolas públicas municipais.

Rio Poti

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho (3478900), atualmente é de 4,07 m, devendo se manter estável nas próximas 10 h e com valores em torno de 4,01 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

Floriano
Em Floriano/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,14 m, portanto abaixo da cota de inundação 84 cm, sendo previsto que o nível continue tendo pequena diminuição nas próximas 8 horas para valores próximos a 8,12 m.

Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing