26/12/2021

Dez piauienses são resgatados em condições análogas à escravidão no DF

Os trabalhadores atuavam na lavoura de hortaliças e contaram que vieram para trabalhar, porém, estavam sem alimentação, sem pagamento e sem material adequado para fazer a higienização pessoal.

Dez piauienses são resgatados em condições análogas à escravidão no DF (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar do Distrito Federal resgatou neste sábado (25), 10 trabalhadores piauienses em condições análogas à escravidão durante uma operação na DF-180, em Rancho Paixão, na área rural da região de Gama. A ação contou com a ajuda de policiais do 9º Batalhão e Batalhão de Policiamento Rural.

De acordo com a Polícia Militar, após recebimento da denúncia pelo Copom, os policiais compareceram ao endereço indicado. No local, foram retirados diversos trabalhadores em situação degradante, sem condições de permanecerem no local. Os trabalhadores atuavam na lavoura de hortaliças e contaram que vieram para trabalhar, porém, estavam sem alimentação, sem pagamento, sem material adequado para fazer a higienização pessoal e sem condições de sair do local.

Os trabalhadores contaram ainda que foi fornecido arroz com farinha como refeição, trabalharam muitas horas além do normal, tinham que pagar pela passagem do Piauí para o DF e também pagar pelo colchão que estavam dormindo. Os policiais identificaram o filho do proprietário da propriedade, que alegou que iria registrar e melhorar as condições, porém não foi o que foi verificado.

As partes foram encaminhadas até a Delegacia de Policial Federal para registro de ocorrência. Na Polícia Federal foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante (APF) pelo artigo 149 do Código Penal, “reduzir alguém a condição análoga à de escravo”.

Após encerramento do APF, os trabalhadores foram conduzidos pela Polícia Militar até um hotel no Pistão Sul, em Taguatinga. A empresa, com a advogada, providenciou a hospedagem até o dia que eles desembarcarem para o Piauí.

Dez piauienses são resgatados em condições análogas à escravidão no DF (Divulgação)

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES