30/12/2021

Barragem de Boa Esperança volta a aumentar vazão da água e nível do Rio Parnaíba deve subir

De acordo com a CPRM, medida visa reduzir o nível de água para que a barragem possa absorver mais água vinda do Sul do estado. Ainda segundo a CPRM, não há risco de inundação iminente no Piauí.

Rio Parnaíba em Floriano, Sul do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

A Barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, voltou a aumentar a vazão de água na manhã desta quarta-feira (29), desta vez em 20%, para reduzir o nível da água na barragem. Com a medida, o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia. Veja abaixo o o nível esperado para o rio em cada cidade afetada.

Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), não há risco de inundação iminente. Com as chuvas registradas nos últimos dias que aumentaram o nível dos rios que abastecem o reservatório, o aumento da vazão se tornou necessário para evitar o transbordamento.

A vazão da barragem foi aumentada de 1000 m³/s para 1200 m³/s desde as 8h desta quarta. A intenção é que o volume acumulado na barragem, atualmente em 77% da capacidade, regrida para 68%.

“Tal medida é importante para permitir que o reservatório tenha capacidade de absorver eventuais ondas de cheia afluentes, garantindo uma maior proteção quanto a inundações do rio Parnaíba nas cidades a jusante da barragem”, diz o comunicado da CPRM.

Com o aumento da vazão, o nível do rio Parnaíba deve subir em Floriano e Luzilândia, no Piauí, e Barão de Grajaú, no Maranhão. Nos próximos dias, o mesmo efeito deve ocorrer em Teresina e Timon (MA). Segundo o CPRM, a água deve subir até níveis que comumente ocorrem no período chuvoso, entre fevereiro e abril.

Previsão de chuvas
Nesta quarta-feira (29), o (Inmet) publicou dois avisos de risco de chuvas intensas em todo o território piauiense.

Nos municípios do Norte, Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste piauiense (trecho em laranja), o alerta é para chuvas que podem causar rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, e chuvas de 30 a 100 mm por dia. Nas cidades do Leste do Piauí (trecho em amarelo), os riscos são baixos.

Barragem de Boa Esperança volta a aumentar vazão da água e nível do Rio Parnaíba deve subir — Foto: Inmet/ Divulgação

Veja abaixo a situação em cada cidade afetada:
Em Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA):

Nas duas cidades a cota atual do rio Parnaíba é de 5,58 m, superando a cota de atenção (5,50 m),
Nas próximas 8h, o nível deve subir até 5,93, segundo a CRPM.
O nível ficará três metros abaixo da cota de inundação, definida em 8,98 m. Portanto não há risco de inundação no curto prazo.

Em Teresina (PI) e Timon (MA):
Rio Parnaíba, em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

O nível atual do rio Parnaíba é de 3,93 m, Nas próximas 8h, o nível da água deve subir 10 centímetros, por conta de uma elevação do nível do Rio Canindé, e não causado vazão da Barragem de Boa Esperança.
O efeito da abertura das comportas deverá começar a ser sentido na manhã desta quarta-feira (30), e segundo a CPRM, não deve superar a cota de atenção de 4,90 m.

Em Luzilândia (PI)
A cota atual do rio Parnaíba é de 2,71 m, devendo sofrer um leve aumento para 2,76 m nas próximas 12 h. O nível de atenção no trecho é de 4 m.

Segundo a CPRM, a situação de normalidade deve se manter mesmo quando a água da Barragem de Boa Esperança chegar ao município, provavelmente no dia 02 de janeiro de 2022.

Enchentes no Sul do Piauí
Correnteza destrói trecho da rodovia PI-247 entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, no Piauí

As fortes chuvas que começaram no sábado (25) no Sul do Piauí causaram uma elevação do rio Parnaíba nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves. A água atingiu as zonas urbana e rural dos municípios.

Desde então, a cheia do Rio Parnaíba deixou cerca de 12 famílias desalojadas em Uruçuí. Estradas foram interditadas e pelo menos três casas desabaram desde o início das

Nesta segunda-feira (27), um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, rompeu.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing