
Um caminhoneiro foi autuado após serem encontradas três cartelas contendo 43 comprimidos de Nobésio Extra Forte no interior do veículo. A suspeita surgiu após os policiais verificarem que o veículo apresentava marcas de colisão recente.
Policiais Rodoviários Federais autuaram na manhã da última quarta (13), um homem de 26 anos que conduzia uma M.benz/Atego 2430 por portar 43 comprimidos de anfetaminas. Toda a ação ocorreu na BR 316 do município de Valença do Piaui.
O veículo transportava carga de material de limpeza de Nova Iguaçu/RJ para Caxias/MA. Ao realiza a abordagem os policiais verificaram que o condutor não cumpriu descanso obrigatório de 08h ininterruptas nas últimas 24 horas e o veículo apresentava danos de colisão na lateral esquerda, fato esse que motivou a busca pessoal e no veículo, sendo encontrados no interior da cabine, debaixo do piso emborrachado, 43 comprimidos intactos de "Nobésio Extra Forte".
Ao ser indagado acerca dos comprimidos, o condutor negou que tais comprimidos fossem seus e que a colisão do veículo ocorrera recentemente na última segunda (11), no município de Capim Grosso/BA. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de porte de droga para consumo.
O Nobésio é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.
Em apreensões anteriores, a presente droga fora submetida a perícia técnico-científica, tendo sido constatado como princípios ativos a Cafeína e Clobenzorex, tendo esta última substância o uso controlado no Brasil e o Nobésio Extra Forte não possui registro válido na ANVISA, o que torna o seu uso e comercialização proibidos no país, de forma que tal conduta em tese constitui o crime de Porte de Drogas para Consumo (Lei 11.343/06).
PRF - PI