15/09/2021

Ministério Público abre inquérito para investigar atendimento do IML de Parnaíba

Procurados pelo portal, o Departamento de Polícia Técnico-cientifica (DPTC) ainda não se manifestou sobre o assunto.

IML de Parnaíba. — Foto: Kairo Amaral/TV Clube

O Ministério Público do Piauí instaurou, na terça-feira (14), um inquérito civil para investigar o atendimento do Instituto Médico Legal de Parnaíba, no litoral do Piauí. De acordo com o promotor Rômulo Cordão, a ação foi movida após o órgão averiguar o caso de um idoso que esperou cerca de 12 horas pela liberação do corpo do genro e da esposa, vítimas de acidente de trânsito.

No caso citado, o Departamento de Polícia Técnico-cientifica (DPTC) comunicou em nota que o médico legista escalado não compareceu por estar doente. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), afirmou, também em nota, que a situação foi pontual. Leia as notas completas no fim da reportagem.


Ministério Público abre inquérito para investigar atendimento do IML de Parnaíba

“Infelizmente não foi um caso pontual. Vem acontecendo isso de forma reiterada. Na terça-feira (14), nos dirigimos ao IML e percebemos que não só essas vítimas de acidente de trânsito não tinham sido liberadas, como outras, vítimas de morte violenta ainda não tinham sido liberadas”, afirmou o promotor.

“É um serviço essencial, que não pode sofrer interrupção. É uma instituição que trabalha sobre regimes de plantão, então nada justifica que o cidadão vá até lá e não consiga atendimento em tempo razoável”, completou Rômulo Cordão.

O promotor informou que também será investigada a estrutura do IML para os trabalhadores. “Verificamos que faltam motoristas e não há auxiliar de necropsia, mas já temos um procedimento sobre isso em aberto. São questões que precisam ser resolvidas urgentemente”, disse.

Quanto à quantidade de legistas, Rômulo Cordão afirmou que o número de profissionais do IML de Parnaíba é suficiente para garantir a prestação do serviço.

“São seis médicos legistas, então é uma escala tranquila no sentido de ter profissionais todos dias. Causa perplexidade o cidadão chegar lá e o corpo não ser liberado por falta de legista”, declarou.

Apelo de familiar

Sogro e viúvo de vítimas de acidente esperou mais 12h por liberação de corpos

João Francisco Pereira gravou um vídeo, na manhã de terça, fazendo um apelo ao governador do Piauí e ao secretário de Segurança Pública do estado para que providenciem médico para o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba,

"Quero fazer um apelo ao governador do estado e ao secretário de Segurança que providenciem médico para o IML. Estou com dois corpos da minha família desde ontem, cinco horas da tarde. Não tem atendimento à noite e de dia, eu 'tô' aqui desde as 8h até 'essa data' e ainda vou viajar para Teresina levando os corpos, por favor, por favor, governador, resolva essa situação", disse o idoso no vídeo.

João Francisco Pereira esperou mais de 12 horas pela liberação do corpo do genro e da esposa, ambos mortos em consequência de um acidente de trânsito em Luís Correia, na segunda (13). O Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestaram sobre o ocorrido.

Servidor público e a sogra morreram em consequência de acidente de trânsito no litoral do Piauí — Foto: Reprodução

Os corpos aguardados por João Francisco Pereira eram do funcionário público José Geovane Gomes Filho, de 38 anos, e de Ilza de Oliveira Pereira.

Após a liberação, eles foram levados para Teresina, onde foram velados, na noite de terça, e sepultados na manhã desta quarta, em um cemitério na Zona Sudeste da capital.

Os irmãos Renato e Lina Carla estão internados em Teresina — Foto: Reprodução

Os filhos do idoso, Renato de Oliveira Pereira e Lina Carla de Oliveira Pereira, que estavam internados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, foram transferidos para Teresina na tarde de terça

Renato foi levado para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aéreo e Lina foi encaminhada para o Hospital de Terapia Intensiva (HTI), no bairro Piçarra, Zona Sul da capital.

Acidente

Colisão entre carros deixa dois mortos e três feridos em Luís Correia — Foto: Tiago Mendes /TV Clube

A colisão entre os dois carros ocorreu na PI-116, próximo à entrada da Praia do Arrombado, em Luís Correia. De acordo com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), testemunhas relataram que a colisão foi provocada por um animal na pista.

Um dos condutores teria tentado desviar do obstáculo e acabou colidindo com o carro que vinha na direção contrária. Em um veículo estava José Geovane, sua esposa, sua sogra e o seu cunhado.

Acidente ocorreu na entrada da Praia do Arrombado — Foto: Tiago Mendes /TV Clube

O outro carro envolvido no acidente era conduzido por um empresário de Parnaíba, identificado como Ronald Santos, que também foi levado para o HEDA. Ele teve uma fratura em coluna, não precisou de cirurgia, recebeu atendimento e foi liberado ainda na noite de segunda.

Nota da SSP:
A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado do Piauí tem conhecimento do fato e informa que o quadro de médicos Legistas na cidade de Parnaíba é suficiente para as demandas da região. Ocorreu uma situação pontual com o médico de plantão que prontamente foi solucionada pelo coordenador da região, os exames foram feitos e houve a liberação para as famílias. A direção do DPTC está trabalhando para minimizar os imprevistos e todos os casos serão devidamente apurados para os devidos esclarecimentos.

Nota do DPTC:
Na tarde de ontem, 13 de setembro de 2021, houve um acidente em Luís Correia com colisão de veículos e resultando em duas vítimas fatais. Foram enviados ao Núcleo macrorregional de Polícia técnico-cientifica de Parnaíba. Segundo o coordenador local não teria havido condições de serem realizados os exames naquele momento, ficando para a data de 14 de setembro; foram periciados em torno de 11:00 hs pelo coordenador, pois o médico legista escalado não compareceu por assegurar estar doente, inclusive aguardando resultado de sua perícia no IASP. O quadro de médicos Legistas é suficiente para as demandas da região e o que ocorreu foi uma situação pontual de suposta doença. Nos casos de dificuldades com pessoal ou alguma outra nossa orientação é entrar em contato com a delegacia regional para solicitar apoio bem como contactar Teresina. Após a dificuldade inicial devido à doença do plantonista, os exames foram feitos e houve a liberação para as famílias velarem. A direção do DPTC está trabalhando para tentar sanar as dificuldades porventura existentes naquela macrorregional e para bem servir a sociedade piauiense. Os motivos da demora na liberação serão devidamente apurados para os devidos esclarecimentos.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES