23/07/2021

Peixe-boi é encontrado morto após encalhar no Litoral do Piauí

O animal tinha cicatrizes antigas e marcas recentes de machucados que podem ter sido causados por redes de pesca. Ele irá passar por exames para determinar a causa da morte.

Peixe-boi é encontrado morto após encalhar no litoral do Piauí — Foto: Divulgação

Um peixe-boi macho adulto, de nome Maceió, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (22) sob a ponte entre as cidades de Parnaíba e Luís Correia, que passa sobre o rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba que desagua no mar.

Segundo a bióloga Liliane Oliveira, da Comissão Ilha Ativa - ONG que auxilia na preservação ambiental do Delta do Parnaíba e ajudou no resgate, o animal chegou ao local após a maré subir e encalhou quando a maré baixou. Ela contou que ele já era monitorado, desde que encalhou no litoral do Ceará há alguns anos.

Peixe-boi é encontrado morto após encalhar no litoral do Piauí — Foto: Divulgação

“Ele encalhou quando ainda era um filhote, levou muitos anos para ser reintegrado à natureza, porque precisou ficar em cativeiro um tempo, sendo readaptado para voltar ao mar. Então, passou a ser monitorado via satélite e nós já sabíamos que ele estava na região”, disse.

Contudo, o aparelho de monitoramento foi arrancado, não se sabe como até o momento. Quando os biólogos da região souberam dele novamente, já foram informados que ele havia morrido encalhado.

Segundo ela, o animal tinha cicatrizes antigas e marcas recentes de machucados que podem ter sido causados por redes de pesca. O animal tinha cerca de 12 anos e o corpo dele será mantido em uma câmara frigorífica até que possa passar por perícia, que deverá determinar a causa da morte.

Segundo ela, o último encalhe de peixe-boi no litoral piauiense aconteceu em março deste ano. A espécie é o maior mamífero em extinção no Brasil, por conta da grande influência em seu habitat natural. Um adulto pode chegar a 420 kg, ter quase 3 metros de comprimento e viver por cerca de 60 anos.

Peixe-boi é encontrado morto após encalhar no litoral do Piauí — Foto: Divulgação

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing