13/05/2021

Vacinação de gestantes e puérperas com AstraZeneca é suspensa no Piauí

Medida foi tomada após recomendação da Anvisa para suspensão da aplicação desta vacina em gestantes. Segundo a secretaria de saúde, esse público receberá doses de outros imunizantes.

Vacinação de gestantes e puérperas com AstraZeneca é suspensa no Piauí — Foto: Getty Images via BBC

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) interrompeu a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades através da vacina da AstraZeneca/Oxford para Covid-19. O órgão informou, nesta quarta-feira (12), que continuará a imunização deste grupo por meio de outros imunizantes, Coronavac e Pfizer, mas com indicação médica.

A interrupção é uma orientação do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (MS), após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado, na segunda-feira (10), a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.


Na terça (11), a Sesapi havia recomendado às secretarias municipais que continuassem a imunização de grávidas e puérperas desde que houvesse orientação médica para uso da vacina AstraZeneca.

No mesmo dia, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina comunicou que iria seguir a orientação da Anvisa e suspender a aplicação do imunizante em gestantes.

A Sesapi comunicou que as gestantes que já receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford devem aguardar nota técnica do Ministério da Saúde com mais orientações sobre o assunto.

A secretaria informou ainda que o MS reforçou que a suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca é limitada somente ao público de gestantes e puérperas e que os demais grupos podem receber o imunizante normalmente.

"O Ministério da Saúde deverá emitir nota técnica com mais esclarecimentos sobre a imunização no público de mulheres gestantes e puérperas, bem como orientações para o cumprimento do esquema vacinal daquelas que já fizeram a primeira dose com a vacina AstraZeneca", disse a Sesapi em nota.

"A suspensão da vacinação, em todo o Brasil, de mulheres gestantes e puérperas ocorre como precaução em meio à investigação de um óbito por Acidente Vascular Cerebral (AVC) de uma gestante de 35 anos que recebeu a vacina no Rio de Janeiro. A relação do óbito com a vacina não foi comprovada", informou a Sesapi.

Vacinação de grávidas e puérperas
Gestantes ou puérperas serão vacinadas com os imunizantes da Coronavac e Pfizer. A Sesapi informou que, para a imunização, as mulheres deverão comprovar suas comorbidades através de exames e laudo médico.

De acordo com a Sesapi, a vacina da Pfizer no momento é aplicada somente em Teresina, devido às condições necessárias para seu armazenamento correto, e a vacina da Coronavac/Butantan, no momento, está sendo aplicada apenas como segunda dose no estado.

O órgão disse que está aguardando uma nova remessa do imunizante para esta semana para que possa inserir novos grupos, já que as 13.300 doses recebidas no sábado (8) foram destinadas exclusivamente para aplicação da segunda dose.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES