24/03/2021

Operação Vita Protegat: Em Eliseu Martins/PI, PRF realiza fiscalização em veículos de carga e apreende carregamento de madeira ilegal e anfetaminas na BR 135


Dessa vez, foram 35,02 m³ de madeira que vinha de Paragominas/PA e tinha como destino a cidade de Jequié/BA e estavam desacompanhadas de documentação ambiental. Além disso, os policiais encontraram com o condutor de 39 anos uma cartela com 15 unidades de anfetaminas, sendo que duas já haviam sido consumidas pelo motorista.

Policiais Rodoviários Federais realizaram na noite de ontem(22), a apreensão de 35,02 m³ de madeira serrada que estava sem a devida documentação ambiental válida. Além disso, o condutor, um homem de 39 anos estava portando droga para consumo. A ação aconteceu na cidade de Eliseu Martins/PI na BR 135.

Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando abordaram uma carreta SCANIA/R 420 A6X4. Ao fazer as devidas verificações, foi detectado que a carga de madeira estava desacompanhada de documentos ambientais e fiscais. O condutor apresentou uma licença ambiental já devidamente utilizada anteriormente. A nota fiscal apresentava indícios de falsificação.

A carga vinha da cidade de Paragominas/PA e tinha como destino a cidade de Jequié/BA. Os policiais verificaram que as cargas não eram beneficiadas com a documentação ambiental válida.

As Empresas Proprietárias dos veículos e das cargas foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Os policiais notaram também que o caminhoneiro estava bastante nervoso e, ao realizar a busca pessoal, foi encontrada uma cartela com 15 unidades de comprimidos de medicamento Nobésio Extra Forte, sendo que dois já haviam sido consumidos pelo condutor. O homem informou que estava sob o efeito de drogas porém, não informou onde e quando adquiriu os medicamentos.

Esse medicamento é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.

A carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados ao IBAMA, para os procedimentos cabíveis. O condutor se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial para prestar esclarecimentos da prática delituosa e deverão responder por Crime Ambiental, Porte de Droga para Consumo e Uso de Documento Falso.

PRF - PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES