13/03/2021

Mais de 70 aves retornam à natureza após reabilitação no Piauí; veja fotos

Foto: Semar/Divulgação

O dia 11 de março de 2021 foi “de liberdade” a 71 aves que foram reinseridas à natureza no Piauí. Agora, as aves estão em uma área de 170.000 hectares no norte do Estado, com bioma adequado.

A ação integra o programa Bicho Solto, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que busca a reinserção de animais silvestres ao habitat natural. O local já conta com a presença de outros animais da mesma espécie, favorecendo o revigoramento populacional.

A soltura foi de “duas ararinhas verdes, sete jandaias verdadeiras, seis jandaias coquinho, dois periquitos da caatinga, nove papagaios do mangue e 45 papagaios verdadeiros”, informou a Semar.

Foto: Semar/Divulgação

Estiveram presentes a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro; o auditor fiscal ambiental, Carlos Eduardo Silva; o veterinário Alexandre Clark; e a bióloga Raissa Cavalcante.

Agora soltas, o veterinário Alexandre Clark conta que as aves foram, inicialmente, apreendidas ou resgatadas por autoridades competentes. Outras são “animais excedentes do plantel do Parque Estadual do Zoobotânico, mas que estão em plenas condições de soltura e reinserção ao seu habitat nativo”, diz.

Foto: Semar/Divulgação

A secretária Sádia Castro comenta que as aves passaram por reabilitação e treinamento inicial – com acompanhamento de veterinários – antes de voltarem à natureza. A reabilitação inicial dos animais acontece no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

“Os auditores ambientais da Semar certificam-se sobre as áreas de soltura devidamente adequadas e cadastradas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)”.

Sádia Castro destaca que o programa Bicho Solto possui três fases: a primeira está voltada para a inserção das aves; a segunda, com a dos mamíferos; já a terceira será dos répteis.

Foto: Semar/Divulgação

Fonte: CidadeVerde.com
Com informações da Semar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES