29/03/2021

Hemocentros registram redução de 30% nas doações de sangue em todo o Piauí

"Estamos praticamente um ano, sempre com dificuldade em manter o estoque satisfatório, mas a redução é em torno de 30%”, explicou Jurandir Martins, diretor do Hemopi.

Hemopi — Foto: Catarina Costa/G1 PI

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registrou uma queda de até 30% nas doações de sangue no estado, desde o início da pandemia do novo coronavírus. O hemocentro está recebendo doações mesmo durante o feriado prolongado definido pelo Governo do Piauí, em que vai funcionar em horário especial em Teresina e no interior. (confira o horário especial abaixo).


Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, com a queda das doações, cresceu o risco de atrasos nas entregas de bolsas de sangue. O órgão atende todos os hospitais da capital e do interior, por isso é importante manter uma boa quantidade de bolsas de sangue.

"Se diminuir 30% das doações, temos ciência que isso pode causar algum tipo de problema, como atraso nas entregas. Apesar disso, sempre mantemos os serviços funcionando e as entregas foram praticamente todas atendidas. Não tivemos nenhum intercorrência maior, principalmente porque temos um plano de contingência e sempre fazemos campanhas”, explicou.

Segundo, Jurandir Martins, o medo da contaminação por coronavírus afasta os doadores. Ele garante que a doação é totalmente segura.

"Desde o início da pandemia tivemos redução significativa nas doações de sangue. A doação é segura. Adotamos todas as medidas para a garantia da segurança do doador. Temos o distanciamento social, a pessoa se quiser pode agendar o atendimento, os materiais são devidamente higienizados e tomamos todos os cuidados necessários”, destacou.

Jurandir lembra ainda que a doação é um ato de empatia. “Quero deixar claro que esse é um ato essencial, onde se pode ajudar o próximo. É um grande gesto de empatia e solidariedade. Esperamos que as pessoas tenham esse compromisso social”, pontuou.

Quem quiser ajuda basta ir diretamente a uma unidade do Hemopi ou pode agendar meio dos telefones: (86) 98894-6614 (em Teresina), (86) 98894-7159 (em Parnaíba) e (89) 98801-1717 (em Picos).

Horário especial no feriado prolongado
Por conta do feriado prolongado no Piauí (de 30 de março a 4 de abril) , o Hemopi vai funcionar em horário especial em Teresina e no interior.

Teresina
29 a 31 de março – 7h15 às 17h
1 de abril (quinta-feira) – 7h15 às 16h
2 de abril (sexta-feira) – fechado para doação de sangue
3 de abril (sábado) – 7h15 às 16h
Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano:
29 de março (segunda-feira) – 8h às 17h
30 de março – fechados para doação de sangue
31 de março (quarta-feira) – 8h às 17h
01 e 02 de abril – fechados para doação de sangue

Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem já se contaminou com o coronavírus, pode fazer a doação após 30 dias da alta.

Quem já está imunizado, se recebeu doses da vacina CoronaVac deve esperar o prazo de 48h, e se foi com a vacina da Astrazeneca precisa aguardar sete dias. O site do Hemopi apresenta todas informações em relação a quem pode ou não pode doar.

Para fazer a doação é necessário:
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.
Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing