03/03/2021

Açudes atingem 100% da capacidade e municípios têm risco de inundação no Piauí

O alerta de alagamento foi emitido pelo Cemaden para Batalha e Esperantina. Mais de quatro mil pessoas poderão ser afetadas.

Açude em Piripiri, no Norte do Piauí — Foto: Patrícia Andrade/G1

Devido às fortes chuvas em todo o Piauí, desastres naturais possuem mais chances de acontecer nesta época do ano. Conforme o boletim hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), divulgado nesta terça-feira (2), os açudes Jenipapo, em São João do Piauí, Emparedado, em Campo Maior, e Ingazeiras, em Paulistana, atingiram 100% de sua capacidade.

Capacidade dos reservatórios divulgado pela Semar nesta terça-feira (2) — Foto: Reprodução /Semar

Além disso, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de inundação para os municípios de Batalha e Esperantina. As duas cidades são banhadas pelo rio Longá que, devido aos altos volumes de chuva, está com o nível de água a poucos centímetros da cota de alagamento.

Conforme o relatório, estima-se que 1.100 moradias possuem risco de alagamento, o que poderá afetar 4.200 moradores de Batalha e Esperantina.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, algumas regiões de Barras, município a 128 km de Teresina, já estão alagadas.

"Hoje, terça-feira (2), e quarta-feira (3) chove muito no norte do estado. Algumas áreas já estão alagadas, como alguns lugares da cidade de Barras. Mas quinta-feira (04) a tendência é dar uma melhorada, com chuvas menos intensas", contou

Já em Teresina, embora o nível dos rios Parnaíba e Poti estejam altos, ainda não atingiram a elevação mínima para que um alerta de enchente seja emitido. Porém, em Luzilândia, o rio Parnaíba já ultrapassou essa cota e agora está em atenção.

Fonte: Portal G1 PI
*Lívia Ferreira, estagiária sob a supervisão de Laura Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES