12/02/2021

Consumo de bebida alcoólica em praias do PI é proibido durante o carnaval; entenda restrições

Medida é parte de decreto do governo do estado que visa inibir aglomerações e a disseminação da Covid-19 no período carnavalesco.

Consumo de bebida alcoólica em praias do PI é proibido durante o carnaval — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

O consumo de bebidas alcoólicas em praias do Piauí está proibido no carnaval, segundo decreto do governo do estado. A determinação é que a população pode utilizar as praias durante o período carnavalesco, mas deve obedecer protocolos de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscaras.

A ingestão de bebida alcoólica é permitida em barracas, bares e restaurantes localizados na praia desde que estes também sigam os protocolos de segurança, que determinam uma distância mínima entre uma mesa e outra, capacidade máxima de pessoas no ambiente e nas mesas.

Além de garantir que funcionários utilizem máscaras e ofertar aos clientes álcool em gel para higienização das mãos. A intenção é não permitir a realização de reuniões/encontros que possam gerar aglomerações nas praias.

Festas e eventos

Ingestão de bebidas alcoólicas é permitida nas barracas de praia — Foto: Reprodução/TV Clube

Festas e eventos também estão proibidos. O decreto proibiu eventos culturais, atividades esportivas e sociais em ambientes abertos ou fechados, de iniciativa pública ou privada.

Boates, casas de show ou quaisquer atividades festivas também não estão permitidas. Bares e restaurantes poderão funcionar até as 23h, sem som ambiente, música ao vivo, som mecânico ou instrumental.

Fiscalização

Companhia de Policiamento Turístico fiscaliza orla da praia de Luís Correia para evitar disseminação de coronavírus — Foto: Tiago Mendes/ TV Clube

As medidas serão fiscalizadas pelas vigilâncias sanitárias do estado e do município, além das forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Federal, Rodoviária Federal e Marinha.

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), que atende Luís Correia e região, recebeu, nesta sexta-feira (12), um reforço para segurança e fiscalização.

Entre as ações de policiamento, serão montadas barreiras de alcoolemia. "Intensificamos as fiscalizações dos estabelecimentos, como bares, restaurantes e barracas de praia. Nenhum pode ter qualquer tipo de som, com diz o decreto", disse o major Danilo Palhano, comandante da Ciptur.

O major orienta aos turistas que tenham alugado casa na praia, que não façam festas. "Não planejem seus bailes de Carnaval a fim de colocar paredões de som, perturbar o sossego, porque isso tudo será fiscalizado”, afirmou.

Conforme o comandante, em Luís Correia e na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, haverá um efetivo policial para auxiliar na segurança, fiscalização, no trânsito e no turismo, contando também com apoio aéreo.

“Nós não estamos falando de um feriadão. Até porque segunda e terça-feira tem expediente normal no estado e nos municípios, não vai ter ponto facultativo. É um fim de semana que vamos trabalhar intensamente na fiscalização para o cumprimento do decreto”, disse.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES