22/01/2021

Detentos beneficiados com prisão domiciliar devem retornar aos presídios de forma escalonada

O benefício foi dado aos presos em razão da pandemia provocada pela pandemia da Covid-19.

Presos devem voltar ao sistema prisional no Piauí — Foto: OAB-PI

Mais de 900 detentos beneficiados com a prisão domiciliar devem retornar aos presídios a partir desta quinta-feira (21). O benefício foi dado aos presos em razão da pandemia provocada pela pandemia da Covid-19 e do risco de disseminação da doença em espaços de confinamento.

O retorno dos apenados acontece após decisão judicial, que prorrogou o prazo da prisão domiciliar até 20 de janeiro de 2021. Os presos foram soltos ainda em março de 2020, sob monitoramento eletrônico.

Ao G1, a Secretaria de Justiça explicou que o retorno dos apenados será de forma escalonada, com testagem de coronavírus para todos os presos. Um cronograma prevê retorno dos apenados entre os dias 21 a 24 janeiro.

"São presos do regime semiaberto e outros do regime fechado, mas que receberam o benefício de prisão domiciliar. Como a Justiça determinou apenas o retorno dos apenados ao sistema prisional, nós sugerimos que fosse de forma escalonada devido à quantidade de detentos", explicou Charles Pessoa, diretor de Inteligência da Sejus.

Segundo Charles Pessoa, um planejamento foi elaborado para receber os presos com segurança para não colocar em risco os apenados e os servidores. A expectativa é que nem todos os beneficiados devem retornar ao sistema prisional, já que alguns receberam liberdade no decorrer do processo.

"Todos serão testados. A portaria determina os detentos positivos para a Covid-19 devem voltar para a prisão domiciliar e retornar no dia 5 de fevereiro. Nós reforçamos também o setor de saúde, assistência social e de policiais penais para garantir um retorno tranquilo", destacou.

Cronograma

Retorno dos presos no Piauí — Foto: Divulgação/Sejus
Retorno dos presos no Piauí — Foto: Divulgação/Sejus

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing