28/01/2021

Cerca de 1.600 estudantes piauienses participam do Enem digital

Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizam, no próximo domingo (31), a primeira edição da versão digital da prova. O formato piloto do exame é discutido desde 2015, com início previsto para o ano 2020 e conclusão gradativamente de implementação até 2026. No Piauí, cerca de 1.600 participantes irão realizar a prova no formato digital, sendo a aplicação do exame prevista para 1.392 candidatos em Teresina.

Segundo a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação, Viviane Carvalhedo, o Enem digital será aplicado nos prédios solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo estes com a estrutura de laboratório de informática definida pela instituição aplicadora com 20 computadores por sala.

“A aplicação no formato digital prevê uma estrutura física mínima necessária para que o certame seja aplicado na forma adequada. As máquinas disponibilizadas são de responsabilidade integral da instituição do consórcio aplicador, que já está no estado com as provas cadastradas e serão alocadas nos pontos de aplicação”, destacou a diretora do Canal Educação.

Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. No domingo seguinte, 7 de fevereiro, os candidatos têm até as 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Viviane Carvalhedo ressalta que os participantes devem estar atentos aos horários e materiais necessários para a realização do exame. Assim como no Enem impresso, os participantes terão que ir até o local de prova e, embora o exame seja feito pelo computador, os candidatos deverão levar caneta esferográfica da cor preta, pois a redação será feita no papel.

“É importante que o estudante continue levando todos os itens necessários para que ele possa fazer a prova, como o documento de identificação com foto, máscara de uso obrigatório, álcool em gel e, principalmente, a caneta de corpo transparente e escrita preta. Item importante para fazerem a redação e preencherem todos os instrumentos necessários na hora da aplicação”, disse a diretora.

Como a matriz de referência para habilidades e competências nos formatos digital e impresso são os mesmos, o Pré-Enem Seduc fez um trabalho de orientação pedagógica e acompanhamento e preparação para os estudantes.

“Esta semana estamos orientando que os estudantes inscritos no formato digital acessem a nossa plataforma do Canal Educação na aba destinada ao Pré-Enem Seduc, onde eles terão acesso a todos os conteúdos com revisões disponibilizados para que reforcem o conteúdo. Orientamos também os estudantes nas salas de aula online, independentemente do formato de prova escolhido, que eles possam acessar os conteúdos e fazer a tutoria com nossa equipe de professores”, pontuou Viviane Carvalhedo.

Via: Portal 180
 Com informações da Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES