14/01/2021

Azul inicia voos com o Airbus A320Neo para Parnaíba

Airbus A320Neo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, inicia voos para Parnaíba (PI)

A rota Campinas (SP) / Teresina (PI) / Parnaíba (PI) começa ontem (13), a ser operada pela a aeronave Airbus A320Neo. Aeronave essa que pousará pela primeira vez em solo parnaibano ontem às 13:10hs, teve o batismo de boas vindas do grupamento de incêndio do corpo de bombeiros do Aeroporto de Parnaíba, Prefeito Dr. João Silva Filho.

O Batismo:

Não se assuste quando presenciar dois caminhões do Corpo de Bombeiros jogando água em um avião.

Pode ser apenas o batismo da aeronave, uma tradição mundial na aviação para celebrar algum fato marcante relacionado a um determinado voo. Normalmente, o ritual acontece quando uma companhia aérea estreia uma nova rota ou passa a voar com um novo modelo de avião.

No entanto, há outras situações em que também ocorre o batismo, como, quando um comandante realiza seu último voo antes da aposentadoria, a companhia aérea encerra suas operações naquela rota ou mesmo em outras ocasiões especiais.

O batismo acontece na própria pista de taxiamento do aeroporto. Quando o avião se aproxima, dois caminhões do Corpo de Bombeiros lançam jatos de água para o alto, formando um grande arco de água. Ao passar por esse arco, o avião está oficialmente batizado naquele aeroporto. Todo o procedimento é feito pela própria equipe do aeroporto.

Muitos passageiros poderiam até se assustar com a cena. Mas não é isso o que acontece. Para tranquilizá-los, é comum o comandante do voo explicar exatamente o motivo da presença do Corpo de Bombeiros.

Pelo sistema de som do avião, o comandante avisa que a aeronave vai levar um banho em homenagem ao primeiro voo da companhia, por exemplo.

Origem da tradição na aviação é incerta

O batismo é uma tradição herdada, provavelmente, da Marinha, que no mundo inteiro costuma saudar a chegada e partida dos navios com jatos de água. Como essa prática foi transferida para a aviação é algo incerto.

Acredita-se, no entanto, que a tradição tenha começado nos Estados Unidos na década de 1990, mais precisamente no aeroporto de Salt Lake City. As primeiras homenagens foram feitas para saudar os pilotos que estavam se aposentando.

Rapidamente, a prática ganhou popularidade no mundo inteiro, até se tornar uma tradição em todos os aeroportos. Fonte: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br

Airbus A320Neo:

O Airbus A320neo é uma família de aeronaves bimotoras turbofan desenvolvida e fabricada pela Airbus. O A320neo - "New Engine Option - Nova Opção de Motor", substitui as aeronaves da família A320 original, que agora é referida como A320ceo, pois significa "antiga opção de motor". 

Além dos novos motores, o programa de modernização também incluiu melhorias como refinamentos aerodinâmicos, winglets, redução do peso, nova cabine de passageiros com maior espaço para bagagem de mão e sistema de purificação de ar melhorado. Os clientes terão a opção entre os motores CFM International LEAP-X ou Pratt & Whitney PW1100G.

Até dezembro de 2018, a Airbus recebeu 6 285 pedidos da aeronave. O primeiro A320neo foi apresentado em Toulouse em 1 de julho de 2014. O primeiro voo ocorreu em 25 de setembro de 2014. 

A certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) e da Administração Federal de Aviação (FAA) foi entregue em 24 de novembro de 2015. Em 25 de janeiro de 2016, o A320neo entrou em serviço com a Lufthansa. 

Seis meses depois, em Farnborough, o CEO da Airbus John Leahy informou que as aeronaves em operação naquele momento haviam atingido um índice de confiabilidade de 99,7%.

Da Redação do PHB Airline News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES