07/12/2020

PI: PRF flagra na BR 343 caminhão com 6,5 toneladas de excesso de peso em Parnaíba/PI

 Caminhoneiro é autuado por colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas


Todo esse peso estava sendo transportado em um caminhão M. BENZ/ L 1313 conduzido por um idoso de 61 anos. Os policiais verificaram que o peso da carga também ultrapassava a Capacidade Máxima de Tração do veículo o que poderia ocasionar acidentes.

Policiais Rodoviários Federais apreenderam um caminhão M. BENZ/L 1313 que transportava carga em excesso. O flagrante aconteceu na BR 343 na cidade de Parnaíba/PI em uma fiscalização de rotina.

Os policiais deram ordem de parada ao veículo de carga que era conduzido por um idoso de 61 anos. Ao fazer as devidas verificações da nota fiscal com as características do veículo, os policiais concluíram que o veículo estava com 6,5 toneladas de excesso de peso. Além disso, o veículo apresentava também 5,5 toneladas de excesso na relativo à Capacidade Máxima de Tração.

Diante dessa situação, os policiais realizaram a apreensão do veículo até que fosse retirado o excesso de peso. Além disso o condutor foi autuado conforme o Código de Trânsito Brasileiro e se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial para esclarecer a prática delituosa. O condutor responderá pelo crime de Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.

A PRF informa que o excesso de peso desses veículo prejudica a vida útil do asfalto, o fluxo dos carros e ainda pode provocar acidentes, tornando maior o risco de colisões e tombamentos de carga.

O excesso verificado nas fiscalizações gera uma multa referente a infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg, a infração será considerada gravíssima e punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. E o caminhão só é liberado após transbordo da mercadoria excedente.

Fonte: PRF PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing