02/11/2020

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas e fortes ventos no Piauí

Foto:Carliene Carpaso

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas no Piauí nas próximas 24 horas. 

O aviso meteorológico na categoria "Perigo", de classificação laranja, alerta para a probabilidade de fortes chuvas nas cidades localizadas no Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste piauiense. 

O alerta foi publicado ao meio-dia desta segunda-feira (2) e encerra às 11h de amanhã (3).

As previsões são de que de que aconteçam chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nesta segunda-feira já há registro de fortes chuvas em algumas cidades do Piauí como a capital Teresina, Floriano, Bocaina, Simplicio Mendes e Canto do Buriti. 

"Esse alerta é um indicador de que temos uma condição atmosférica favorável para chuva. O alerta laranja dá mais credibilidade para a previsão. Quando a previsão diz que temos possibilidade de chuva esse é um cenário matemático, mas o alerta laranja intensifica essa previsão mostrando que há possibilidade de pancadas fortes para o Piauí", explica o professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa. 


Além do Piauí, também deve ocorrer chuvas intensas no sertão Cearense, sertão de Pajeú e do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano, Sul E Cariri Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Sertao Alagoano, Agreste Alagoano, Leste Sergipano, Agreste Sergipano, Sertao Sergipano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano e Recôncavo Baiano

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing