08/10/2020

Morre em Fortaleza o parnaibano Dr. Fernando Bacellar


Faleceu no início da tarde desta quarta-feira, 07/10/2020, em Fortaleza – CE, onde residia há vários anos, o parnaibano, advogado FERNANDO ANTÔNIO DE BRITO BACELLAR, 77 anos.

O Dr. Fernando Bacellar, filho do saudoso farmacêutico de conceito nacional, Dr. Raul Furtado Bacellar, sempre foi dotado de elevado tirocínio. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará na década de 1960, notabilizou-se como causídico de renome com atuação em vários Estados do Brasil e mesmo no exterior, especializado que era em Direito Empresarial.

Ainda jovem, antes de deixar sua cidade natal a fim de procurar conhecimentos educacionais mais avançados, emprestou seu concurso profissional à tradicional empresa “Casa Inglesa”. Na capital Alencarina, em companhia do Engenheiro Alberto Tavares Silva que se tornou, como Governador do Piauí, o “maior tocador de obras deste Estado em todos os tempos”, compartilhou atividade profissional na “Centrais Elétricas do Norte do Ceará – CENORTE”, responsável por trazer para Parnaíba a energia da Hidroelétrica Cachoeira de Paulo Afonso.

O Dr. Bacellar também contribuiu por trazer para Parnaíba a imagem e som da TV Ceará e, mais tarde, início da década de 1970, adquiriu para o Grupo Empresarial cearense Moisés Pimentel, o Banco de Parnaíba S/A, instalando-o em Fortaleza, o qual, depois passou a denominar-se Banco Pontual.

O Dr. Fernando possuía cursos de pós-graduação nos Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Israel e Portugal. Sempre foi dedicado ao estudo do que lhe resultou a formulação de propostas identificadas a uma nova ordem de aplicação da ciência moderna do Direito.

Na OAB-CEARÁ, em parceria com outros conselheiros, criou a 1ª Escola de Advocacia do vizinho Estado dela tornando-se seu 1º diretor e, ao lado desta, colocando a sua conceituada banca de advocacia como “Laboratório” para aprendizagem de conhecimentos por acadêmicos.

Foi presidente da Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar, legado deixado por seu pai (ano de 1994) para que Parnaíba tivesse uma entidade sem fins lucrativos com atividades eminentemente voltados para a educação, cultura, preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-arquitetônico, também em proteção aos deficientes de um modo geral, às crianças, adolescentes e idosos.

O Dr. Fernando Bacellar terá seu corpo cremado. Deixou viúva a Sra. Francilene Andrade Bacellar; como irmãos, estes: Benjamim (médico em Fortaleza-CE), Renato Araribóia (advogado em Parnaíba), Maria Neusa (professora de música em Campinas – SP), além de vários sobrinhos. 

(RB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES