12/09/2020

Tempo seco leva bombeiros a atender 15 ocorrências de incêndios por dia

Foto: Reprodução/whatsapp

Com o B-R-O Bró, o risco de incêndios aumenta no Piauí. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, neste período mais quente do ano, a corporação chega a atender 15 ocorrências de incêndios por dia. O alerta principal é que a maior parte dos incêndios é provocada pela ação do homem. 

Na zona rural, os incêndios são provocados em ações como preparação de terrenos para a realização de roças. O recomendado é que esse tipo de ação ocorra no horário de temperaturas mais amenas como no início da manhã.

Há dois dias, um incêndio de grandes proporções atingiu uma mata fechada no assentamento Guaribas II, na cidade de Pio IX, no interior do Piauí. O responsável pelas chamas se identificou como um morador- que não teve o nome divulgado- e disse que o fogo foi acidental. 

É fundamental a construção de um afastamento de segurança, o chamado aceiro, de no mínimo uma vez e meia a altura da vegetação, sendo no mínimo de três metros. Outra recomendação do Corpo de Bombeiros é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos. A realização de queimadas pode ser enquadrada na lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Na zona urbana, os incêndios são provocados por fatores como terrenos baldios por acidentes domésticos. “As causas dos incêndios são as mais variadas possíveis. Vão desde instalações elétricas inadequadas, até acidentes com fogo, seja com velas até produtos aromáticos. Os incêndios surgem das situações corriqueiras e podem acontecer com qualquer pessoa, por isso devemos estar atentos”, afirma o relações públicas do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel José Veloso.

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros em todo o país é o 193, disponível 24h. Além desse contato, em Teresina, a central de chamadas da corporação também pode ser contactada pelo telefone (86) 9 8851-1741.

Lídia Brito
Com informações da CCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES