26/08/2020

Em prisão domiciliar, mulher é presa novamente por estelionato online no Piauí

Outras cinco pessoas foram presas, entre elas um rapaz de 19 anos que vive no RJ. Ele é suspeito de roubar dados de cartões de crédito pela internet e vender para golpistas no PI e no CE.

Jovem é preso em Fortaleza suspeito de estelionato pela internet; investigação foi comandada pela Polícia Civil do Piauí — Foto: Polícia Civil

Seis pessoas, que não tiveram seus nomes informados, foram presas nesta quarta-feira (26) durante a operação Saldo Infinito: duas no Piauí, três no Ceará e uma no Rio de Janeiro. Entre os presos está uma mulher que já estava em prisão domiciliar, em Teresina, pelo mesmo crime: estelionato.

A investigação da Polícia Civil do Piauí descobriu que o grupo formava uma rede criminosa suspeita de roubar dados bancários online para fazer compras com cartão de crédito.

De acordo com o delegado Anchieta Nery, a mulher foi presa em 2019 e estava em prisão domiciliar desde então, por ter um filho. Em 2020, segundo o delegado, ela continuava cometendo os golpes de casa, pela internet.

Jovem roubava e vendia os dados das vítimas
Segundo a Polícia Civil, o homem preso no Rio de Janeiro, um rapaz de 19 anos, vendia os dados para golpistas no Ceará e Piauí. Ele conseguia roubar os dados das vítimas usando a internet, como números de cartões de crédito e informações pessoais.

“Ele criava sites falsos de grandes empresas oferecendo produtos a preços abaixo do mercado. Isso atraía as pessoas e elas imaginavam estar fazendo uma compra legítima, quando na verdade estavam fornecendo dados de seus cartões”, explicou o delegado Anchieta Nery, titular da Delegacia Regional de Crimes de Internet.

Vítimas em cinco estados
Os policiais da Delegacia de Crimes Virtuais, em Teresina, conseguiram identificar vítimas no Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás.

Os dados furtados eram vendidos para os golpistas, que os usavam para clonar ou pedir a segunda via de cartões de crédito. Com os cartões, eles faziam compras de produtos pela internet ou no comércio local.

Criminosos experientes
Ainda segundo o delegado Anchieta Nery, entre os presos em Fortaleza há um homem que responde a vários processos por estelionatos cometidos no Piauí. “Ele se deslocou a Fortaleza talvez porque seria uma praça onde ele teria maior facilidade de praticar golpes”, comentou o delegado Anchieta.

Além dos crimes pela internet, o homem ainda é suspeito de cometer, junto com a namorada, fraudes em financiamentos bancários de veículos. A Polícia Civil do Ceará deve investigar esses crimes.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES