06/07/2020

Parnaíba e Luís Correia se destacam nacionalmente na atração de pessoas para atividades culturais


As cidades de Parnaíba e Luís Correia, no litoral piauiense, são destaques nacionalmente pela atratividade de pessoas para atividades culturais, de acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE. Parnaíba se notabiliza pela quantidade de pessoas que visitam a cidade e Luís Correia se destaca por atrair pessoas que percorrem longas distâncias. Além dos deslocamentos para ter acesso a equipamentos culturais especializados, como cinemas, teatros e museus, a pesquisa também considera a quilometragem percorrida em busca de outras manifestações culturais, como shows e festividades.

Os deslocamentos para Parnaíba em busca de atividades culturais (dentre elas festas e festivais) se sobressaem em meio aos outros fins pelos quais a população de outros municípios visita a cidade. Entre as cidades do país na mesma situação, em que a atração para fins culturais é muito superior a outras finalidades, Parnaíba se destaca como a 15ª com maior índice de atratividade, com possibilidade de atrair até 114.464 visitantes.


O índice de atração aponta a quantidade potencial de pessoas que um município pode atrair para a aquisição de determinado bem ou serviço. Esse índice não corresponde ao número de pessoas que efetivamente se deslocam às cidades, mas oferece um parâmetro comparativo da atração entre diferentes municípios.

Já Luís Correia atrai pessoas que fazem os maiores deslocamentos do país em busca de atividades culturais: a cidade chega a receber moradores de Imperatriz (MA), a mais de 700 km de distância, para esta finalidade. O município piauiense é uma exceção, pois os deslocamentos para essa temática são, geralmente, curtos e regionalizados. A média percorrida no Piauí com finalidades culturais é de 61 km, abaixo da média brasileira, que é de 66 km.

Fonte: IBGE/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES