01/07/2020

Cadela tenta salvar filhotes queimados vivos no Piauí; polícia apura caso

Princesa ao lado dos filhotes que tinham nascido há cerca de uma semana (Foto: reprodução Picos40graus)

Dois graves crimes de maus-tratos a animais são investigados pela Polícia Civil do Piauí. Na cidade de Picos, a 306 km de Teresina, sete filhotes de uma cadela foram queimados vivos em uma casa abandonada no bairro Passagem das Pedras, em Picos. O crime ocorreu durante a noite e vizinhos ainda tentaram socorrer os animais diante dos latidos de socorro da mãe. 

"Foi um clamor muito grande diante do choro das cadela querendo resgatá-los. A vizinhança correu pra tentar ajudar, mas infelizmente nenhum sobreviveu", disse uma das voluntárias da ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (Apapi). O caso ocorreu na madrugada dessa terça-feira (30). 

Situação da casa onde os filhotes foram queimados vivos (Foto: reprodução Picos40graus)

"Diante dos últimos acontecimentos viemos a público declarar nossa solidariedade, cuidado e carinho a todos os animais. Aqui firmamos ainda mais o nosso compromisso em fortalecer a conscientização sobre maus-tratos e outros temas ligados a proteção animal, pedimos a todos que sejam vigilantes e atentos aos animais em situação de rua. Exigimos, que os órgãos competentes mantenham-se ativos e vigilantes. E que as devidas punições sejam efetuadas para que tais atos jamais venham a ser praticados novamente", disse a nota de repúdio da Apapi.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) de Picos também repudiou a tortura e o assassinato de filhotes de cães queimados vivos e informou que vai averiguar a denúncia. Pelas redes sociais, internautas demonstraram indignação com o crime e também comoção. 

A estudante de Picos, Marina Conrado, fez um desenho à mão em que retrata a cadela e seus filhotes. 

"Minha professora me ligou bastante sensibilizada e pediu para eu fazer um desenho. Minha ideia foi dar mais força ainda a essa causa para que esse crime não fique impune. Vi algumas fotos deles juntos antes de morrerem, juntei tudo e fiz um desenho. Infelizmente, muitos casos ocorrem aqui na cidade, seja quando batem em um animal ou jogam água. Uma situação muito triste e revoltante", disse a estudante.

Princesa e os filhotes ganharam vida pelas mãos da estudante Marina Conrado

Nas redes sociais da Apapi também foram divulgadas montagens de fotos dos filhotes com asas, representando anjos. Princesa, mãe dos animais, conseguiu escapar, será castrada e depois disponibilizada para adoção. 

Filhotes retratados como anjos após ser mortos

Cão fica cego após ter olhos mutilados

Já na cidade de Luzilândia, a 234 km de Teresina, a Polícia Civil investiga crime de maus-tratos contra um cãozinho que ficou cego após tentarem arrancar seus olhos. O delegado Renato Pinheiro já instaurou inquérito para apurar o caso. 

Foto: divulgação PC-PI

"Durante o fim de semana, esse animal saiu da casa onde morava com a família porque viu a porta aberta. Quando voltou já estava com os olhos mutilados. Ele já foi levado ao hospital e o médico constatou que o cão foi mutilado quando tentaram extrair seu globo ocular. Um ato extremamente cruel", disse Pinheiro. 

O cãozinho foi levado ao hospital veterinário da Universidade Federal o Piauí onde ficará por cerca de dez dias após ser submetido a um cirurgia. O delegado acrescenta que já existe uma linha de investigação que, no momento, não será revelada.

Por Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES