14/07/2020

Bate papo virtual em comemoração ao Dia Municipal da Tartaruga Marinha


Em comemoração ao Dia Municipal da Tartaruga Marinha nas cidades de Parnaíba e Luís Correia (dia 09/07), o Sesc Praia em parceria com o Instituto Tartarugas do Delta, realizou uma roda de conversa virtual com o tema “Manejo e conservação das tartarugas marinhas no litoral do Piauí”. O evento foi realizado através do projeto Ecomuseu Tartarugas do Delta.

A analista do Sesc, Davilene Batista, e a bióloga Werlanne Magalhães conduziram o bate-papo e abordaram as atividades de manejo, conservação e educação ambiental, desenvolvidas pela equipe do Instituto Tartarugas do Delta no litoral do Piauí em parceira com o Sesc.


Werlanne explicou o surgimento da data, escolhida por ser o dia de fundação do Instituto Tartarugas do Delta (ITD), uma instituição sem fins lucrativos que promove ações de pesquisa e educação ambiental na região do Delta do Parnaíba. O trabalho de conservação iniciou em 2006 e atualmente o Instituto monitora 75 fêmeas em atividade reprodutiva, que retornam para as praias em intervalos de 2 a 3 anos para confeccionar os ninhos. Os filhotes que nascem vão participar da cadeia alimentar e os que sobreviverem retornarão após 25 anos para continuar seu ciclo de vida.

Durante o bate-papo foram exibidos vídeos do trabalho de campo, mostrando como é realizado o monitoramento das desovas e dos ninhos, o nascimento e soltura dos filhotes e as principais ameaças encontradas para manter a conservação e o sucesso do trabalho desenvolvido. 


“Os resultados dos trabalhos de pesquisa e conservação realizados pelo Instituto apresentaram a região do Delta do Parnaíba como área importante para manutenção das espécies de tartarugas marinhas e das praias de desovas. Conservação ambiental gera sustentabilidade social, agrega valor turístico para região, promove desenvolvimento local e qualidade de vida para as pessoas que residem nesse território”, afirmou Werlanne Magalhães.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES