09/06/2020

Covid-19: Parnaíba registra mais 54 casos do novo coronavírus e um óbito

Já há alguns dias o município de Parnaíba (PI) vem registrando diariamente mortes por covid-19 e acende o sinal de alerta para a equipe de epidemiologia local.


O Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município de Parnaíba nesta segunda-feira (08) traz um aumento de 54 pessoas que testaram positivo para o Covid-19 totalizando 965 registros desde o início da pandemia. Também foi registrado uma morte e com isto o município já acumula 16 óbitos.

Estão hospitalizadas 12 pessoas sendo 9 em leito clinico de enfermaria e 3 em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 618 pessoas estão em isolamento domiciliar fazendo o tratamento e acompanhado pela equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Parnaíba. Do total de pessoas que testaram positivo o município já conta 319 curados do novo coronavírus.


Embora a ocupação de leitos dos pacientes de Parnaíba seja baixa, inclusive de Unidade de Terapia Intensiva – UTI -, mas as autoridades epidemiológicas estão preocupadas com as mortes recentes. A médica infectologista Dra Renata Beltrão, que faz parte da equipe do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, vem alertando aos parnaibanos que é necessário procurar imediatamente um Posto de Saúde da Família ou ao Pronto Socorro Municipal tão logo perceba que esteja com sintomas da Covid-19 para uma consulta e avaliação. Em caso positivo ou suspeito deve iniciar o tratamento no início da doença. Os pacientes que começarem a tratar do vírus precocemente tem poucas chances de ficar em estado grave e depender de uma UTI.

Segundo informações da equipe de epidemiologia, os pacientes a apresentam a forma grave da doença, em sua maioria já procuraram socorro médico muito tarde.

Até a data de ontem, dia 08 de junho, dos 20 leitos de UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA - destinada ao tratamento do novo coronavírus, 15 estavam ocupados, mas apenas 3 pacientes eram de Parnaíba, os demais eram de cidades vizinhas e até de outros estados como Maranhão e Ceará.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES