14/04/2020

PM apreende três ônibus clandestinos com mais de 100 passageiros no Piauí

Os veículos, vindos do Estado de São Paulo, foram abordados na PI-144, distante 25 quilômetros da cidade de São Raimundo Nonato.

Ônibus apreendidos pela PM na madrugada desta terça-feira (14) no Sul do Piauí — Foto: Divulgação /PM

Três ônibus clandestinos com 122 passageiros foram apreendidos na madrugada desta terça-feira (14) por descumprirem o decreto do Governo do Piauí em relação ao isolamento social para evitar o contágio do coronavírus. A apreensão dos veículos aconteceu na PI-144, no Povoado Serra Branca, a cerca de 25 quilômetros da cidade de São Raimundo Nonato.

Os policiais militares receberam uma denúncia na noite da segunda-feira (13) de que três ônibus vindos do Estado de São Paulo iam chegar à cidade. Segundo o 11°BPM, os PMs comunicaram a uma equipe de vigilância sanitária de São Raimundo Nonato e os profissionais realizaram a abordagem dos veículos.

Os dados foram colhidos e enviados à ANTT em Teresina, onde foi constatado que se tratava de ônibus clandestinos. Os motoristas dos transportes foram orientados a finalizar o desembarque dos passageiros, providenciar o transbordo daqueles que ainda não haviam chegado no seu destino final e conduzir os veículos até a sede do 11°BPM.

Os documentos dos ônibus foram recolhidos e, conforme a PM, os veículos serão apreendidos, rebocados até o pátio da ANTT na cidade de Bom Jesus e haverá a aplicação de multas.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing