26/03/2020

Com representantes de hospitais, prefeito Mão Santa discute ampliação de leitos de UTIs em Parnaíba


Para aumentar a quantidade de leitos de UTI em Parnaíba, a fim de receber os eventuais casos do novo Coronavírus (Covid-19), o Prefeito Mão Santa e a Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, realizaram, na manhã desta quarta-feira (25), mais uma reunião com os representantes de hospitais da região e profissionais da área médica da cidade. 


Além de ouvir atentamente o que cada representante disse sobre as reais possibilidades de cada estrutura para o enfrentamento da doença, o Prefeito Mão Santa, acompanhado do Assessor Imediato, Dr. Valdir Aragão, recebeu um documento com a síntese ou simulação de como cada unidade de saúde pode operar diante da situação e colaborar para a criação temporária de leitos de UTI, para um melhor norteamento das ações da gestão municipal.


A Secretária Municipal de Saúde destacou que o Prefeito Mão Santa está fazendo todos os esforços junto ao Governo Federal para que esses recursos do Ministério da Saúde sejam alocados com a maior brevidade. A diretora do Instituto Práxis, enfermeira Adriana Kelly Almeida Ferreira, que atua no Piauí e Ceará, relatou sobre como a entidade pode contribuir com a experiência de instalação das UTIs, e o representante da Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba, Dr. Francisco Pires, apresentou a possibilidade de ajuda do tradicional hospital filantrópico de Parnaíba. 


“Nossos esforços são para que Parnaíba possa passar por esse período, de forma a atender de uma maneira satisfatória a todos os eventuais casos de Coronavírus. Por isso estamos em constante diálogo com as estruturas de saúde da cidade, e a Secretária Rejane Moreira tem nos ajudado bastante nessa empreitada”, disse Mão Santa.


Rejane Moreira ressalta, ainda, que Parnaíba, por ser a maior cidade da Planície Litorânea, deve estar preparada para receber pacientes de vários municípios com suspeitas de Coronavírus, o que acarreta mais planejamento e estrutura de acolhimento. “Esse encontro nos mostrou um panorama mais amplo do que podemos contar para a ampliação temporária de leitos na cidade. O Prefeito Mão Santa vai analisar cada ponto desse documento e a viabilidade dessas ações”, finalizou.

Supcom - PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES