25/11/2019

João Terra ministra oficina “O Som do Barro” no Sesc Caixeiral



O Sesc Caixeiral promove a oficina "O Som do Barro - Reconstruindo os sons da América”, ministrada pelo músico João Terra. Será nos dias 26, 27 e 29 de novembro, das 15h às 18h, no Centro Cultural, em Parnaíba. As inscrições são gratuitas e serão oferecidas 15 vagas.

A oficina propõe o resgate da cultura musical e sonora da ancestralidade americana, onde os participantes exercitarão a coordenação motora, a sensorialidade e criatividade no contato com o barro e na experimentação musical.

Também serão ensinadas técnicas básicas, criando objetos e instrumentos musicais de argila, como silbatos, ocarinas, flautas e antaras, fazendo ressonar novamente os sons destruídos e esquecidos pelo processo de colonização.

As inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/2GU7QWBdEkm5EKC16

Sobre o ministrante
João Terra é um investigador e multi-instrumentista piauiense, nascido em Luzilândia e radicado em Parnaíba desde 2009. Músico desde os 14 anos, iniciou sua carreira como baterista tocando em várias bandas da região do baixo Parnaíba. Desde 2006 passou a se interessar por outros instrumentos, expandindo sua pesquisa musical para o violão e depois para a flauta, teclado e contrabaixo. Já residindo em Parnaíba fez graduação em História pela UESPI, concluindo o curso em 2015 e desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados para religião, cultura e natureza. Em 2013 iniciou suas primeiras investigações sobre luteria de flautas e instrumentos nativo-americanos a partir do bambu. Aprofundando sua busca descobriu que o barro também dá som. Desenvolveu assim uma arqueologia sonora onde silbatos e ocarinas ancestrais trazem à memória os sons esquecidos de Abya Yala. Hoje atua principalmente na área de musicalização infantil e como professor de História, realizando oficinas e encontros para a difusão destes conhecimentos.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing