03/09/2019

Sesc Caixeiral promove curso de conservação e restauro



O Sesc Caixeiral, em Parnaíba, abre nesta segunda-feira (02) as inscrições para curso de conservação e restauro que será ministrado entre os dias 09 e 13 de setembro na unidade, ministrado por Elenilce Mourão.

As inscrições seguem abertas até o dia 06 de setembro (sexta-feira) e devem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN3RVpfG5bg2dEj4qt2K_BgCvO-5lQVGUpHuV2X9W9lL70rA/viewform?usp=sf_link

O curso acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h com duração de 40 horas. O objetivo é capacitar novos técnicos em conservação e restauro para atuarem nas ações de preservação do patrimônio cultural móvel, artístico e histórico local. A capacitação é voltada para servidores públicos estaduais e municipais e comunidade que trabalhe diretamente com a preservação do patrimônio, lotados em museus e casas de cultura. Também podem participar estudantes universitários de cursos de áreas afins, como História, Artes Visuais, Química, Biblioteconomia, Arqueologia e Turismo.

O curso abordará teoria e prática, com noções básicas e avançadas sobre materiais, métodos e técnicas aplicadas a bens culturais móveis, abrangendo procedimentos em esculturas diversas, imagens sacras, mobiliário e molduras com especificidade em madeira, telas e outros materiais constituintes das obras de arte ou peças oriundas de acervos públicos ou particulares. 

Além de formar novos restauradores, o curso vai atualizar as técnicas de restauração para quem já trabalha na área e promover um intercâmbio entre as linguagens.

Sobre a ministrante
Elenilce Mourão é mestre em Arte, Patrimônio e Museologia (UFPI, 2017). É especialista em História da Arte e da Arquitetura (IFC, 2003), graduada em Educação Artística - Artes Plásticas (1990) e Desenho (1996) pela UFPI. Possui inúmeros cursos e produção nas áreas de atuação: Arte/Educação, Artes Visuais, Conservação/Restauração e Artesanato. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES