28/08/2019

Juiz encerra novela, extingue ação e reconduz Batista Filho ao cargo de presidente do Parnahyba

Magistrado considera que houve falta do interesse das partes no prosseguimento do processo e divulga sentença. Cartola desabafa: "Fiquei chateado". Gringo garante que não vai recorrer

Wenner Tito

O juiz Heliomar Rios Ferreira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba, encerrou uma novela no Parnahyba. O magistrado extinguiu o processo que julgava indícios de irregularidades na gestão do presidente Batista Filho, afastado preventivamente do clube enquanto a ação corria na esfera jurídica. A decisão divulgada na terça-feira derruba, por consequência, a liminar que havia retirado o cartola da gestão azulina. Com isso, Batista Filho está de volta ao comando administrativo do Tubarão. A decisão cabe recurso.

Parnahyba - decisão 1ª vara de Parnaíba — Foto: Reprodução/TJ-PI

A sentença publicada pelo juiz encerrou a Ação de Destituição de Diretoria que pedia a anulação da eleição para membros do Conselho Deliberativo do Parnahyba, responsáveis pela escolha do presidente do clube. Na decisão, o magistrado alegou que houve “falta do interesse das partes no prosseguimento da presente ação ordinária”.

A ação foi movida por Leony Veras, o Gringo, ex-jogador e candidato derrotado nas eleições de 2017. Gringo iniciou o processo em outubro daquele ano, e os advogados do ex-atleta acusaram Batista Filho de cometer suposta irregularidade no processo eleitoral que o manteve na presidência. Além disso, Gringo apontou também a falta de prestação de contas no biênio 2014/2015 e 2016/2017, como determina o estatuto do clube. Batista negou todas as acusações. Atuaram em defesa do cartola os advogados Miguel Bezerra e João Medeiros Júnior.

A ausência da prestação de contas acarretou, no entanto, o afastamento preventivo do presidente. Batista Filho deixou o cargo no dia 7 de maio de 2018 e, desde então, o Parnahyba sofreu intervenção e, em seguida, foi comandado pelo vice Osvaldo Brandão.

Osvaldo Brandão (ao centro) assumiu o comando do clube nos últimos meses — Foto: José Francisco/TV Clube

Gringo sobre decisão: “Não vamos recorrer”
Derrotado nas eleições presidenciais de 2017 e responsável direto pela abertura do processo, o ex-presidente Leony Veras prometeu não recorrer da decisão publicada nessa terça-feira. O ex-jogador disse ao Globoesporte.com/piaui que vai avaliar a possibilidade de disputar novamente nas urnas o cargo de presidente do Parnahyba.

Leony Veras, o Gringo (à direita), garante que não vai recorrer da decisão — Foto: José Wilson/Jornal da Parnaíba

- Não vamos recorrer da decisão e vamos esperar formar uma nova chapa, com apoio do prefeito, para disputarmos o pleito novamente em dezembro – resumiu.

O mandato para presidente do Tubarão é válido por dois anos. A atual diretoria segue no cargo até o dia 31 de dezembro de 2019.

Batista Filho celebra fim da novela e desabafa: "Chateado"
Afastado preventivamente da presidência há 1 ano e 4 meses, o dirigente voltou a criticar o rival político após o fim do processo que tramitou na justiça e não escondeu a frustração em ter ficado tanto tempo fora do comando do clube.

Presidente do Parnahyba, Batista Filho — Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com

- Todo esse processo me deixou chateado. A única diferença que faz é que foi protocolar (o afastamento). Meu trabalho no Parnahyba foi feito e, se pegar qualquer um, vão saber da minha índole e da minha seriedade no clube. Estou com a consciência tranquila.

Fonte: Globoesporte.com, Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES