10/04/2019

Floriano e Parnaíba recebem espetáculo de dança “Cavalo Marinho” pelo Palco Giratório

O segundo espetáculo do Palco Giratório no Piauí é “Cavalo Marinho”, do grupo pernambucano Cavalo Marinho Estrela de Ouro. As apresentações serão em Floriano e Parnaíba, juntamente com a oficina “A Dança do Cavalo Marinho”.

Em Floriano a apresentação do espetáculo é neste sábado, dia 13/04, às 19h30, na Comunidade Quilombo Mimbó. A classificação é livre e a entrada é 1kg de alimento não perecível. A oficina com o grupo será no domingo, dia 14/04, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Teatro de Arena do Sesc. A inscrição também é 1kg de alimento não perecível. Serão oferecidas 15 vagas para bailarinos, diretores, atores, professores e estudantes.

Já em Parnaíba a oficina acontece antes do espetáculo: no dia 16/04, às 14h, no Sesc Avenida. A inscrição é 1kg de alimento não perecível para as 20 vagas disponíveis. A apresentação será no dia 17 de abril, às 19h, na Ilha Grande de Santa Isabel (na Vazantinha) com entrada gratuita.

Contendo música, dança e teatro, o Cavalo Marinho é uma brincadeira típica de algumas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ao som da rabeca, do pandeiro, da bage e do mineiro, começa com trupés e pisadas e segue com as entradas e saídas das figuras que podem ser de animais ou trajando máscaras de couro, papel machê, goma e carvão. Durante a brincadeira surgem várias figuras que trazem a reflexão sobre as relações de poder, opressor e oprimido, patrão e empregado. Ao fim, surge o boi assinalando o término do brinquedo e o capitão, que com seu apito canta toadas de despedida.

Sobre o grupo Cavalo Marinho Estrela de Ouro (PE)

Fundado por Mestre Biu Alexandre no dia 31 de julho de 1979, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro tem, desde sua fundação, toda a sua família envolvida na brincadeira. Faz parte dos encontros de Cavalo Marinho em algumas cidades da Mata Norte e o mais conhecido na cidade Tabajara, em Olinda (PE), além das brincadeiras em sua sede. Em 2018 foi premiado como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Sobre o Palco Giratório:

O Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas da América Latina que há mais de 20 anos promove ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto tem reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público e de espetáculos e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES