16/11/2018

Museu Náutico de Parnaíba

O Museu Náutico [de Parnaíba], localizado no Complexo Turístico Porto das Barcas, surgiu em 1987 e foi o primeiro museu a ser criado na cidade de Parnaíba.


A repartição dispõe de vários materiais náuticos que contam a histórias da navegações na região e também conta com várias peças que dizem respeito à cidade de Parnaíba como um todo. Em um passado não muito distante o mesmo contava com um acervo bem superior ao que se pode ser visto hoje, isso porque dos anos de 1990 a 1999 o museu foi desativado, onde na ocasião os seus funcionários foram transferidos para outras repartições públicas, enquanto nesse período os materiais ali presentes foram totalmente esquecidos e como consequência disso, são encontrados nos dias de hoje em má estado de conservação. 

Em 2007 o Museu Náutico foi reativado, e o que se encontrou no local foram vários dos materiais mais frágeis totalmente ou parcialmente destruídos. O mesmo tenta se reerguer até hoje, e para que isso ocorra conta com doações para tentar manter viva a história de Parnaíba. Existem projetos para restauração e ampliação do museu, mas infelizmente até o momento não saíram do papel. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES