14/10/2018

Detento é derrubado de corda ao escalar guarita em tentativa de fuga na Casa de Custódia

Homem caiu de altura de cerca de quinze metros e fraturou um braço. Incidente causou indignação entre os outros presos, e apoio da Polícia Militar foi acionado para conter ameaça de rebelião.

Agentes recolhem escada feita por detentos para alcançar guaritas da Penitenciária José de Ribamar Leite em Teresina — Foto: Divulgação

Um homem que estava preso na Penitenciária José de Ribamar Leite ficou ferido após ser derrubado de uma corda que usava para alcançar a grade superior do Pavilhão F. O detento caiu de uma altura de aproximadamente quinze metros e fraturou um dos braços. Ele foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Teresina.

A tentativa de fuga aconteceu neste sábado (13). De acordo com informações repassadas por agentes penitenciários, um grupo de detentos do pavilhão F aproveitou o banho de sol para prender uma escada improvisada, feita de pedaços de tecido, na guarita superior.

O grupo de agentes penitenciários de plantão flagrou a tentativa quando o primeiro detento estava já próximo da beirada da guarita. Os agentes atiraram para conter a tentativa de fuga, e o preso caiu do alto da escada.

Penitenciária José de Ribamar Leite, em Teresina — Foto: Fernando Brito/G1

De acordo com o relato de agentes penitenciários, após a queda os demais detentos do Pavilhão F ficaram revoltados e passaram a gritar e quebrar cadeados. Os presos do Pavilhão C, localizado ao lado do F, também ameaçaram iniciar uma rebelião após o ocorrido.

Tropas da Polícia Militar foram acionadas para ajudar a controlar os presos. Soldados do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) entraram no pavilhão e conseguiram retirar o preso ferido. Os policiais militares fizeram ainda rondas na região em busca de encontrar pessoas que pudessem estar esperando foragidos para dar apoio à uma eventual fuga, mas ninguém foi preso.

O preso que caiu foi identificado como Cleber Rodrigues dos Santos, de 27 anos. Ele foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Teresina, onde deve passar por cirurgia para corrigir a fratura no braço esquerdo.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES