19/09/2018

Greco monta plano para barrar fraude em concurso do MPE e monitora candidatos


(Foto: Lucas Araújo/ Cidadeverde.com)

Policiais civis e membros do Ministério Público do Piauí à paisana atuarão dentro dos pontos de aplicação de provas do concurso do MPE-PI que acontecerá neste domingo (23). A estratégia visa coibir fraudes no certame. De acordo com a Polícia Civil do Piauí, em concursos anteriores, 120 candidatos foram indiciados por fraude ou tentativa de fraude a concurso público. 

"A intenção é que o certame transcorra dentro das previsões legais, regimentais, dentro do sistema de segurança. O foco será o monitoramento dos candidatos e, se for o caso, haverá repressão de algum ato que venha atentar contra a lisura do concurso. Vamos ter membros do MP e policiais disfarçados entre os candidatos para acompanhar as pessoas, eventualmente, identificadas como fraudadoras", ressalta Cleandro Moura, procurador-Geral de Justiça do Piauí. 


(Foto: Lucas Araújo/ Cidadeverde.com)

Mais de 16. 500 inscritos disputam 26 vagas de analistas e técnicos ministeriais. Cerca de 200 policiais civis reforçarão a segurança diretamente nos locais de provas, com suporte na área de Inteligência, além de equipes para lavraturas de possíveis flagrantes. 

O promotor Rômulo Cordão, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), diz que candidatos suspeitos de tentativa ou fraude a concurso público em outros certames no Piauí e em outros estados estão sendo monitorados. 

"O MP não admite que pessoas com essa índole, que fraudam concurso, possam entrar na instituição. Vamos fazer um trabalho forte neste sentido", disse o promotor

O delegado-Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, frisa que os candidatos estão sendo monitorados desde a fase de inscrição no certame. 


(Foto: Lucas Araújo/ Cidadeverde.com)

"A Inteligência está minitorando pessoas que são investigadas, indiciadas, denunciadas ou processadas pela Justiça do Piauí ou de outros estados que estejam inscritas nesse concurso. Nada impede a inscrição dessas pessoas em concurso público, mas saibam que estarão sendo acompanhadas de perto. A intenção é impedir qualquer tipo de fraude", disse Batista. 

O delegado orienta aos candidatos que revisem o edital e não adentrem aos locais de aplicação de provas com o celular, mesmo que o aparelho esteja desligado. 

"Em qualquer tentativa de fraude, o candidato será preso. Temos as regras do edital que proíbe várias condutas. Se o candidato for flagrado com celular será preso e eliminado do concurso, mesmo que o aparelho esteja desligado, pois pode emitir sinais para o repasse do gabarito, por exemplo", alerta Riedel Batista. 

O coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Willame Moraes, completa que, na entrada dos pontos de aplicação de provas, os candidatos serão revistados com detectores de metais e que a Polícia Civil conta ainda com equipamentos eletrônicos para detectar fraudes. 

O promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro acrescenta que, na tarde desta quinta-feira (19), todos os envolvidos na segurança do certame se reunirão para traçar diretrizes concretas de monitoramento para o dia da prova. 

(Foto: Lucas Araújo/ Cidadeverde.com)

"Estamos juntando forças de Inteligência e expertise de investigação entre o Gaeco, Greco e Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Estamos somando esforços também com o objetivo de ter um concurso com a mais alta lisura, até porque o MP é uma instituição estratégica para o combate ao crime organizado e temos que zelar pela entrada das melhores pessoas, as mais qualificadas e acima de tudo, probas", completa Sinobilino Pinheiro.

O Ministério Público do Estado do Piauí realizará no próximo domingo(23) as provas do concurso público para o órgão. Para auxiliar a fiscalizar a aplicação, o MP firmou parceria com a Polícia Civil. 

O objetivo da parceria entre Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPPI e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), da Polícia Civil é coibir fraudes, considerando o histórico de investigações acerca das práticas criminosas verificadas em outros concursos no Piauí. 

De acordo com o MP, a meta é privilegiar a atuação preventiva. As provas serão aplicadas nos turnos manhã e tarde e devem preencher 26 vagas dos cargos de Analistas e Técnico Ministerial, além de formação de cadastro de reserva. A remuneração é R$ 4.023,03 para nível médio e R$ 6.241,11 para nível superior, para 30 horas semanais de jornada de trabalho.

O concurso é organizado pela Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Uma coletiva será realizada, nesta quarta(19), com a presença do procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, o delegado-Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, um representante do Gaeco, o coordenador do Greco e a delegada responsável pela investigação no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no Centro.

Caroline Oliveira e Graciane Sousa
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES