07/09/2018

Filhote é salvo e ganha pelúcia após mãe ser atropelada no Piauí


(Fotos: arquivo pessoal)

Um filhote de macaco bugio foi encontrado agarrado à mãe que morreu atropelada em uma estrada vicinal na cidade de Campo Maior, no interior do Piauí. A triste história do bebê primata mudou após o resgate. Por ser muito filhote, sem os cuidados necessários, o animal teria morrido. 


A biológa Naíde de Lucas foi uma das pessoas que se solidarizou com a história do filhote de aproximadamente dois meses. 

"Ele foi encontrado na estrada e estava agarrado à mãe dele que morreu atropelada. Uma pessoa levou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Maior, tomei conhecimento da história e resolvi ajudar, pois fiquei preocupada. Sem os cuidados necessários, ele corria risco de vida", disse Naíde de Lucas, recém-formada em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi). 

Ela conta que a experiência com filhotes adquiriu quando estagiou no Parque Estadual Zoobotânico. Sobre o resgate, Naíde disse que ficou emocionada por salvar uma vida. O macaco foi batizado de Zequinha e no período em que ficou sob os cuidados da bióloga teve direito a leite especial para recém-nascidos e também um ursinho de pelúcia. 

"Fiquei cuidando dele por uma noite. Esses bichinhos são muito frágeis. Por isso precisam estar aquecidos e serem alimentados a cada 3 horas. Ele estava se alimentando com leite NAM porque não podia tomar leite normal de vaca. Para confortá-lo, coloquei uma pelúcia no recinto improvisado que fiz pra ele para tentar amenizar a falta da mãe", conta Naíde de Lucas. 


(Fotos: arquivo pessoal)

"Foi muito bom por ter conseguido salvá-lo. Apesar de frágil, o Zequinha estava saudável e não tinha fraturas. A mãe, provavelmente, morreu tentando protegê-lo", completa a biológa. 

Após os cuidados emergenciais, Zequinha foi encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que deverá levar Zequinha ao zoológico.

Por Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing