29/09/2018

Eleição FFP: 3 candidatos formam chapa para disputar a presidência

Cesarino Oliveira, Augusto Chabloz e José Filho registram candidaturas e aguardam homologação da comissão eleitoral da entidade. Votação acontece às 16h na próxima sexta, dia 5 de outubro


Nesta sexta-feira, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) conheceu o cenário da eleição para a escolha do novo presidente da entidade. Com o fim do prazo para as inscrições das chapas concorrentes à presidência para o pleito marcado para o dia 5 de outubro, três grupos registraram candidaturas:

“Consolidação e trabalho”, que tem à frente Cesarino Oliveira;
"Unidos pelo futebol piauiense", do advogado Augusto César Chabloz;
“O futebol do Piauí terá valor”, de José Filho, presidente do Princesa do Sul.

Para participar da eleição, cada candidato precisaria apresentar a assinatura de pelo menos cinco clubes apoiadores. Cesarino, por exemplo, informou que registou sua chapa com o apoio de 24 agremiações, enquanto Chabloz apresentou a adesão de três, duas delas com valor de voto duplo. O único que fez a inscrição sem nenhum apoiador foi Zé Filho. A situação ainda será analisada pela comissão eleitoral.

Federação de Futebol do Piauí — Foto: Stephanie Pacheco

Próximo passo após os registros
Com o fim do processo de inscrição, a comissão eleitoral, presidida por Alexandre Veloso de Passos e outros quatro membros, vai analisar se as chapas inscritas apresentaram o exigido pelo estatuto da entidade. De acordo com o documento, para ter o deferimento da candidatura, o concorrente precisa ter o apoio mínimo de cinco instituições filiadas à FFP.

Após a análise, sairá o deferimento ou não das candidaturas. Essa decisão só não deve sair nesta sexta porque Alexandre Veloso, presidente da comissão, se encontra em Brasília e nenhum outro membro da comissão se fez presente na sede da FFP.

O estatuto da entidade ainda prevê que a assembleia de votação deverá acontecer no último trimestre do mandato em exercício. Por isso, a votação foi marcada para o dia 5 de outubro, às 15h, na sede da Federação de Futebol do Piauí, no centro de Teresina. Esse novo pleito valerá de 2019 a 2020.

As chapas

“Consolidação e trabalho” (Cesarino Oliveira)
Em exercício desde de 2012, Cesarino assume atualmente a presidência da FFP e está na briga pela reeleição. O candidato da situação registrou sua chapa no primeiro dia de inscrição e apresentou um grupo com algumas alterações, que segundo ele foram apenas adequações pontuais. O registro foi feito com 24 indicações de votos, segundo ele.

cesarino oliveira — Foto: Renan Morais/GloboEsporte.com

"Unidos pelo futebol piauiense" (Augusto César Chabloz)
Chabolz registrou sua candidatura nos instantes finais do prazo. Apoiado por River-PI, 4 de Julho e Liga de Futebol de São João do Piauí, o pré-candidato somou o número mínimo de clubes exigidos pelo estatuto porque Galo e Colorado têm peso dois na votação. Após o registro, o advogado revelou os nomes dos membros do grupo, que conta com Vasconcelos Pinheiro, presidente do sindicato dos atletas, e Valdenor Brito, ex-diretor de marketing do 4 de Julho.

Augusto Chabloz — Foto: Reprodução/TV Clube

“O futebol do Piauí terá valor”, (José Filho)
Presidente do Princesa do Sul, Zé Filho apresentou sua chapa apenas com os nomes dos membros. O registro foi feito sem nenhum clube apoiador, fato que pode indeferir a homologação do grupo no processo eleitoral. O mandatário teria até o fim desta sexta-feira para apresentar o nome das agremiações apoiadoras, o que não aconteceu.

José Filho, presidente do Princesa do Sul — Foto: Reprodução/TV Clube

Fonte: Globoesporte.com PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES