21/08/2018

Depois do dia D, cobertura vacinal sobe para 42,52% contra pólio e sarampo no Piauí

Quatro municípios já atingiram suas metas vacinais, ou seja, 90% das crianças vacinadas



Após o Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite, realizado neste último sábado (18) em todo o Brasil, o Piauí aumentou a cobertura vacinal para 42,52%, representando cerca de 85.498 crianças imunizadas. A campanha acontece até dia 31 de agosto. 


Quatro municípios já atingiram suas metas vacinais, ou seja, 90% das crianças vacinadas, são eles: Conceição do Canindé, Curralinhos, Pavussu e São Gonçalo do Piauí. Seis municípios ainda não informaram suas situações. 

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, contudo destaca que a população não deve baixar a guarda. “Até o dia 31 de agosto as famílias terão a oportunidade de ir aos postos de vacinação, nas unidades básicas de saúde (UBS), com a caderneta da vacina nas mãos, não só para receber a vacina contra pólio e sarampo, mas, se for o caso, para obter informações sobre o conjunto de vacinas que disponíveis no SUS”, destacou.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Fonte: Com informações da Ascom, via 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES