09/02/2018

Se beber, não dirija – e não se esqueça dos outros cuidados na estrada

Antes de pegar no volante neste Carnaval, tenha certeza que está seguindo todas as regras de segurança

Bebida e direção não combinam

Foto: Wine Dharma/Unsplash



Ainda tem muita gente que morre no trânsito por causa de motoristas alcoolizados. Então, lembre-se: direção não combina com bebida ou outras drogas. Sua vida e dos outros estão em jogo. A Polícia Rodoviária Federal inicia na sexta-feira (9) uma operação para reduzir mortes e acidentes causados, entre outros fatores, pelo consumo excessivo de álcool.
Largue o celular
Foto: freestocks.org

Na hora de dirigir, muita coisa demanda sua atenção e cuidado: outros carros, motos, ciclistas, pedestres, sinalização… você não precisa de mais um elemento para atrapalhar a concentração. Usar o celular enquanto se dirige aumenta em 400% a possibilidade de um acidente.
Os grandes cuidam dos pequenos
Foto: Rhys Moult/Unsplash

Quanto maior o poder (nesse caso, o veículo), maior a responsabilidade. Então, tome cuidado com quem é mais frágil, sejam carros menores, motocicletas, bicicletas ou pedestres.
Só saia de casa totalmente equipado
Foto: Tomas Horak/Unsplash

Equipamentos de segurança são muito simples, porém essenciais, e podem salvar vidas ou evitar lesões graves. No carro, dirigindo ou não, não deixe de forma alguma de usar o cinto de segurança. Se vai andar de moto, não abra mão do capacete. Quem opta pela bicicleta, deve se apegar ao capacete e luzes refletivas para garantir uma pedalada segura.
Muita calma nessa hora
Foto: Johannes Andersson/Unsplash

É muito comum se irritar no trânsito, mas não perca o controle. Não aceite desafios ou provocações e evite discussões ou brigas. Assim, a chance de alguém sair ferido é bem menor.
Mantenha revisões e manutenções em dia

Foto: Igor Ovsyannykov/Unsplash


Não importa se você tem um carro, moto ou bicicleta. Por questões de segurança, o ideal é que seu veículo esteja em condições de perfeito funcionamento. Atenção especial para a sinalização, pneus, extintor de incêndio, freios e motor.



Fonte: Portal Brasil, com informações do Governo de São Paulo, do Governo do Paraná, do Governo do Maranhão e do Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES