05/12/2017

Em 48 horas sistema prisional no PI registra duas tentativas de fuga por buracos

Nesta segunda (4) tentativa de fuga aconteceu em Teresina. No último sábado buraco foi escavado em parede de penitenciária em Floriano. 

 
Buraco foi aberto em parede da Penitenciária Feminina de Teresina (Foto: Sinpoljuspi) 

Em menos de 48 horas duas tentativas de fuga foram registradas no sistema prisional do Piauí. Detentas da Penitenciária Feminina de Teresina fizeram um buraco na parede da unidade prisional para tentar realizar uma fuga nesta segunda-feira (4). No último sábado detentos da Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, na cidade de Floriano, Sul do Piauí também fizeram um buraco para tentar fugir. As duas tentativas acabaram não sucedidas. 

De acordo com o diretor da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP) da Secretaria de Justiça (Sejus), o tenente-coronel Adriano Lucena, a tentativa de fuga foi registrada na madrugada desta segunda-feira. “Elas fizeram um buraco na parede e tentaram a fuga, mas não chegaram nem a sair do pavilhão”, comentou o diretor. Lucena confirmou que foi uma tentativa semelhante a que foi registrada em Floriano. 

“Em ambas não chegaram nem a sair do pavilhão. As providência são permanentes e tem abortado as fugas. É a vigilância permanente, o trabalho dos agentes penitenciários dia e noite”, comentou o diretor da Sejus. O tenente-coronel disse ainda que nas duas tentativas de fuga houve a contenção, o conserto do que foi danificado e instauração de processo administrativo para apurar todos os danos na tentativa de fuga. “Depois faz-se as providências disciplinares relacionadas aos presos”, explicou. 

Sobre a média elevada dos agentes penitenciários das duas unidades, em ambas tem mais de 30 anos de serviço público, o diretor afirmou que há uma média elevada no serviço público. “São 25 a 30 anos de serviço. Na verdade isso não é característica da Secretaria de Justiça. É uma situação de todas as instituições como a Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Justiça”, finalizou.

Fonte: G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES