02/11/2017

TJD-PI mantém decisão e exclui Parnahyba da Copa Piauí; clube promete novo recurso

Auditores do Pleno, 2ª instância do tribunal, votam em unanimidade por manutenção de pena aplicada pela Comissão Disciplinar; Tubarão promete recurso e quer suspender final 

Miguel Bezerra, advogado do Parnahyba (Foto: Wenner Tito/GloboEsporte.com) 

O Pleno do TJD-PI confirmou em sessão na noite desta quarta-feira, na sede da FFP, a exclusão do Parnahyba da Copa Piauí. Por unanimidade, os auditores votaram pela manutenção da pena que havia sido aplicada pela Comissão Disciplinar, que também inclui multa de R$ 1 mil. Com isso, o River-PI, terceiro colocado na fase de classificação, herga a vaga na decisão contra o 4 de Julho. A diretoria do Tubarão promete recorrer ao STJD e entrar com uma liminar para suspender a final da competição; o primeiro jogo está marcado para este sábado. 

Após as apresentações iniciais e leitura do relatório, o advogado do Parnahyba, Miguel Bezerra, fez a sua argumentação de defesa. O clube voltou a argumentar que os regramentos superiores, da FIFA e da CBF, deveriam abonar um possível desrespeito ao regulamento específico, inclusive citando julgamentos anteriores no TJD-PI em que esta orientação teria sido aplicada. Em uma nova estrategia, a defesa ainda pediu que, em caso de condenação, fosse aplicada apenas multa. 

O River-PI, parte interessada no resultado do julgamento, participou da sessão representado pelo advogado Augusto Chabloz. Ele argumentou que o regulamento específico não seria necessário se fosse levado em consideração apenas o regramento geral, reforçando assim o pedido pela manutenção da pena do Parnahyba. Chabloz também ressaltou que o clube estava ciente do regulamento da Copa Piauí e reclamou apenas após cometer irregularidade. 

 
Augusto Chabloz, advogado do River-PI (Foto: Wenner Tito/GloboEsporte.com) 

Após as argumentações, os auditores iniciaram seus votos. O relator do processo, Ricardo Braga, foi o primeiro a emitir seu voto, considerando os argumentos da defesa do Parnahyba inválidos e votando pela manutenção da pena aplicada pela Comissão Disciplinar: multa de R$ 1 mil e exclusão da competição. O voto foi seguido por todos os demais auditores presentes, totalizando 7 votos a 0 pela condenação ao clube do litoral. 

 
Ricardo Braga foi o primeiro a votar e foi acompanhado pelos demais auditores do TJD-PI 
(Foto: Wenner Tito/GloboEsporte.com) 

Após a confirmação do decisão, o presidente do Parnahyba, Batista Filho, não mostrou surpresa e garantiu que irá recorrer na instância superior. 

- A gente já esperava, estávamos preparados. Vamos nos planejar para recorrer ao STJD - disse. 

Batista Filho, presidente do Parnahyba (Foto: Wenner Tito/GloboEsporte.com) 

Advogado do River-PI, Augusto Chabloz teceu vários elogios à decisão dos auditores, afirmando que elas foram guiadas pelos princípios jurídicos. 

- Uma decisão excelente, coerente, muito técnica e rica em detalhes. Abordou ponto a ponto as alegações do Parnahyba, defendidas brilhantemente pelo Dr. Miguel, mas o direito está com aquele que tem o direito. Não poderia nunca uma agremiação que assinou o arbitral para participar do campeonato depois não querer a aplicação. - afirmou. 

Com a punição do Parnahyba aplicada em segunda instância, os jogos da final da Copa Piauí estão marcados para os dias 4 e 11 entre River-PI e 4 de Julho. Entretanto, o Parnahyba promete ingressar com liminar no STJD pedindo suspensão da decisão até que o caso seja julgado pelo Supremo, onde o clube irá recorrer.

Fonte: GloboEsporte.com, Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES