12/06/2017

Piauí libera vacina contra gripe nas cidades que ainda tenham estoque

Os municípios que ainda tiverem doses de vacina contra influenza em seu estoque, poderão imunizar

Imagem: Reprodução/Internet
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, encerrada dia 9 de junho, vacinou aproximadamente 569 mil pessoas se vacinaram, atingindo 81,32% do público vacinal.

Os municípios que ainda tiverem doses de vacina contra influenza em seu estoque, poderão imunizar a população fora dos grupos prioritários. “A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí está orientando os municípios que a partir de hoje, 12, as secretarias de saúde municipais poderão, dentro dos seus limites de estoque, vacinar a qualquer cidadão, mesmo não sendo do público alvo”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

“Vale ressaltar que a quantidade em estoque é insuficiente para atender toda a população, tendo em vista que a responsabilidade de fornecimento de doses da vacina é do Ministério da Saúde e nossa solicitação não foi atendida, e ele não enviará mais doses de vacina contra influenza”, completa Florentino Neto.

O Estado Recebeu do Ministério da Saúde 884.300 doses da vacina para cobertura estadual. Dessas, 35 mil ainda se encontram disponíveis na Rede de Frios do Estado e 5 mil foram enviadas hoje, 12, para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

A campanha foi dirigida aos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas.

O sistema ficará aberto até o dia 20 para os municípios informarem o restante dos dados. No Estado sete municípios ainda estão com cobertura vacinal menor que 60%, 137 municípios com cobertura vacinal maior que 60% e menor que 90% e 89 municípios com cobertura vacinal maior que 90%.

Dentro dos grupos do público vacinal previsto para o Piauí, foram vacinados contra a Influenza: 74,99 % das crianças, 95,74 % dos trabalhadores de saúde, 70,03 % das gestantes, 78,49% das puérperas, 85,09% dos idosos e 71,16 % dos professores.

Fonte: Com informações da Sesapi via 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES