14/06/2017

Greve dos fiscais e técnicos da Adapi afeta certificado de vacinação contra aftosa e inspeções

Categoria iniciou greve por tempo de indeterminado, após os planos de cargos e salários não ser enviado para votação na Alepi. 

Greve atinge frigoríficos em Teresina (Foto: Catarina Costa/G1) 

Sem acordo com o governo, fiscais e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (14) em frente ao órgão, em Teresina. A categoria iniciou uma greve por tempo de indeterminado início de junho, após os planos de cargos e salários não serem enviados para votação. 

Segundo o presidente do sindicato, Gregório da Silva, apenas 30% dos serviços estão sendo mantidos. Entre os atendimentos afetados estão: certificado de vacinação contra febre aftosa, inspeção alimentar nos frigoríficos e fiscalizações de agrotóxicos e sanitárias em barreiras de vegetais e animais. 
 
Servidores denunciam falta de estrutura em escritórios da Adapi (Foto: Divulgação/Asdapi) 

"Estamos desde 2015 negociando a aprovação do plano de cargos e salários, que nunca foi enviado à Alepi [Assembleia Legislativa do Piauí] para votação. Ele engloba não só o reajuste salarial, como a remoção interna, realização de concursos e a ocupação das coordenadorias por servidores do órgão, ao invés de indicação política", explicou Gregório Silva. 

Os servidores também reclamam das péssimas condições de trabalho e falta de estrutura. De acordo com o sindicato, os escritórios do interior estão sucateados, com teto com risco de desabamento e banheiros impróprios para uso, além da falta de material de expediente e equipamentos de proteção individual. 
 
Teto de escritório da Adapi no interior do Piauí (Foto: Divulgação/Asdapi) 

"Falta papel, cartucho, impressora, até mesmo veículos para transportar os animais. Somos 147 fiscais, entre agrônomos e veterinários, 240 técnicos agropecuários e 50 auxiliares administrativos com a produtividade congelada desde 2006, quando foi criado o órgão", comentou o sindicalista. 

O diretor técnico da Adapi, Idílio Moura, informou que a diretoria de órgão e secretários de governo estiveram reunidos com os servidores nessa terça-feira (13). Segundo ele, o governador apresentou uma proposta para a categoria, que deve ser analisada em assembleia na segunda-feira (19).

Fonte: G1 PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES