04/04/2017

I Fórum de Biblioteca Escolar discutirá atuação do bibliotecário na educação


Imagem ilustrativa/Web

A Universidade Estadual do Piauí, em parceria com o Centro de Formação dos Professores da Educação Básica Antonino Freire, promove o I Fórum de Biblioteca Escolar, que apresenta o tema “O Papel Social da Biblioteca e a Atuação Profissional no Contexto Piauiense”. O evento ocorre nos dias 18 e 19 de maio, no auditório do Centro, antigo IEAF, das 14h às 20h.

O principal objetivo do evento é discutir a Lei 12.244/10, que institui a universalização das bibliotecas escolares e as políticas públicas para esses espaços. De acordo com o coordenador do curso de Biblioteconomia da UESPI, Prof. Esp. Aluiso Castelo Branco, grande parte das escolas piauienses não tem um profissional bibliotecário, o que acarreta num serviço pior para a comunidade escolar.

“Essa é uma questão que precisa ser pensada, precisamos avançar nessa área, porque é fundamental a biblioteca dentro do contexto da escola, e hoje percebemos que não há atuação do bibliotecário, profissional que interage com os professores e com toda a equipe pedagógica. O bibliotecário organiza o espaço, o torna agradável e interativo, promovendo atividades que promovam integração entre o processo de ensino e aprendizagem e os conhecimentos disponibilizados na biblioteca”, afirma Aluiso.

Ainda de acordo com ele, a biblioteca escolar precisa ter um espaço adequado, um acervo atualizado e organizado, e isso só acontecerá quando os profissionais da biblioteconomia estiverem atuando nas escolas. Essas questões serão abordadas através de palestras, mesas redondas e debates com o público, a ser formado principalmente por profissionais das bibliotecas da rede pública, diretores das escolas, representantes das Gerências Regionais de Educação, professores e alunos do curso de Biblioteconomia, além de profissionais já no mercado.

O período de inscrições vai de 3 de abril a 3 de maio, e para se inscrever o interessado deve acessar o site do evento e ir na aba de inscrições, e no dia do evento contribuir com 1 kg de alimento não-perecível. No site também podem ser encontradas a programação completa e mais informações sobre o evento.

ASCOM/Edição Portal PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES