25/04/2017

Economia brasileira dá sinais de recuperação, diz presidente do BNDES

Maria Silvia Bastos reforçou a necessidade de aprovação das reformas para incentivar a retomada do emprego e a sustentabilidade das contas públicas

Para presidente do banco de fomento, economia brasileira 
dá sinais de que está se recuperando
Tomaz Silva/Agência Brasil
A economia brasileira dá sinais de recuperação, e as reformas trabalhista e a da Previdência devem garantir a retomada econômica do País. A avaliação foi feita pela presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, durante seminário no Rio de Janeiro.

Segundo notícias veiculadas na imprensa, Maria Silvia reforçou a necessidade de aprovação dessas reformas para incentivar a retomada do emprego e a sustentabilidade das contas públicas. Na visão dela, os sinais de recuperação econômica são consistentes, mas será necessário realizar reformas para garantir a saída da recessão.

Como exemplos dos sinais de retomada, a presidente do BNDES adiantou que as aprovações da Finame, uma linha de crédito para financiamento de máquinas e equipamentos, subiram 32% nos primeiros três meses do ano frente a igual período do ano passado.

Além disso, os projetos de infraestrutura subiram 25% nesse mesmo período e os desembolsos do Progeren, um programa de financiamento de capital de giro, cresceram 345% no primeiro trimestre.

Maria Silvia enfatizou, de acordo com as publicações, a importância da reforma da Previdência nesse contexto, afirmando que o limite de gastos públicos, aprovado no ano passado, não irá se sustentar sem a alteração nas regras de aposentadoria.

Atualmente, a reforma da Previdência está sendo analisada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados. O novo texto apresentado ao colegiado propõe a adoção de uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres acessarem ao benefício.

A presidente do banco de desenvolvimento aproveitou o seminário para enfatizar a importância de investimentos na área de infraestrutura, gestão e produtividade no contexto da retomada do crescimento econômico.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Estado de S. Paulo e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES