Alysson Carvalho Silva, ex-diretor da Fundação Cultural do Piauí, pegou quatro anos e três de meses de prisão
Alysson na companhia de agentes da PF (Foto: Reprodução da TV Globo) |
O piauiense Alysson Carvalho Silva, ex-diretor da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) foi flagrado na sede da Polícia Federal por câmeras da TV Globo. As imagens foram exibidas no programa Jornal Nacional da noite desta sexta-feira (11/03).
Alysson foi o primeiro condenado entre os réus da Operação Zelotes. Ele pegou quatro anos e três de meses de prisão em regime semiaberto por acusação de extorsão. Segundo a denúncia, Alysson ameaçou investigados que estavam atrasando os pagamentos da propina num esquema de compra e venda de medidas provisórias.
O juiz permitiu que Alysson recorra em liberdade. A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília (DF). Como a decisão é de primeira instância, a defesa afirmou que vai recorrer na próxima semana para tentar anular a sentença e que o réu foi solto ainda a sexta-feira.
Halysson foi um dos dezesseis denunciados pelo Ministério Público Federal no esquema de corrupção de agentes no governo e no Congresso para obtenção medidas provisórias com benefícios fiscais em prol da indústria automotiva no fim do governo Lula – as MPs 471 e 512. Ele praticou o crime contra um dos lobistas centrais do esquema, por causa de desavenças provocadas por atrasos no repasse de dinheiro.
Fonte: O Olho