16/12/2015

Rebelião na Custódia: Risco de fuga é real e situação segue incontrolável

Funcionários do setor administrativo tiveram de ser retirados devido avanço dos presos


Por volta de 10h o juiz 
José Vidal e o promotor Elói Pereira entraram no presídio para tentar negociar com os líderes da rebelião, já que até agora eles não apresentaram os motivos de terem se amotinado.

O juiz está em uma das guaritas do presídio com um megafone tentando ser ouvido pelos detentos.

Informações de fontes do 180 dão conta de que na parte de trás do presídio, onde está sendo construída uma nova ala de segurança máxima, das três paredes que separam os presos da área externa da unidade, duas já foram quebradas. Eles agora caminham livremente pelos corredores.

Policiais que estavam no quartel da região foram chamados para reforçar a segurança no presídio. Eles estão autorizados apenas a usar munição de borracha.

Até o momento o secretário de Justiça Daniel Oliveira ainda não apareceu para comentar sobre a situação, tanto no presídio de Teresina, como em Parnaíba.

Publicada às 10h09
É critica a situação dentro da Casa de Custódia, localizada na zona Sul de Teresina. Os presos voltaram a se rebelar e agora ameaçam matar presos de bom comportamento que prestam serviço dentro do presídio. Ainda não foram registradas fugas, mas pelo menos três detentos ficaram feridos depois que policiais tentaram conter os ânimos.


Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança, o presídio está bem guarnecido em relação à força policial. Estão presentes homens da Polícia Militar, Rone, Força Nacional, além de ambulâncias do Samu de prontidão para o atendimento dos presos.


Contudo, o avanço dos detentos, a direção do presídio pediu que funcionários do setor administrativo da Custódia deixassem seus postos de trabalho. Uma das que teve de se retirar foi a Coronel Júlia Beatriz, que trabalha na divisão de inteligência do sistema prisional.


Do lado de fora do presídio o clima hora ou outra volta a ficar tenso entre os familiares, que aguardam notícias dos detentos. Eles já chegaram a interditar a rodovia BR-316 logo no início da manhã colocando um ônibus atravessado na pista, em frente à penitenciária.



A rebelião é a segunda registrada no Sistema Prisional do Estado nas últimas 24 horas. Ontem à noite presos da penitenciária de Parnaíba também se amotinarame queimaram colchões pelos corredores da Unidade. Um dos presos acabou sendo baleado na perna e foi encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

A situação em Parnaíba só foi controlada no final da manhã desta quarta com a ajuda da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES