07/10/2015

Classe bancária pede 16% de reajuste e mais condições de trabalho


Quem foi as agências bancárias na manhã desta terça-feira (06/10) em Parnaíba pode perceber vários cartazes dispostos, informando a paralização por tempo indeterminado da categoria. Nas agências, os clientes terão somente os caixas eletrônicos para realizar as transações financeiras.

A categoria quer reajuste de salário e condições de trabalho. Este é o 13º ano seguido de paralisação dos bancários. A greve foi recomendada pelo Comando Nacional dos Bancários na sexta-feira (25/09), mas foi na última quinta-feira (01/10) que foi decidida a paralização por tempo indeterminado.

Já no primeiro dia de greve, os transtornos já começaram. A aposentada Antônia Francisca foi até agência Delta, do Banco do Brasil, no bairro Piauí, e não conseguiu êxito nos caixas eletrônicos, por falta de dinheiro. “Tive que recorrer ao meu neto que é mototaxista para conseguir sacar meu dinheiro no banco do centro”, comentou.



Segundo Ribamar Santos, diretor regional do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, os banqueiros apresentaram uma proposta de reajuste salarial bem abaixo da inflação, equivalente a 5,5%, o que foi rejeitado. O índice não chega nem perto dos 9,88% da inflação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de agosto deste ano e muito menos dos 16% reivindicados pela categoria.

Daniel Santos para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES