Jovens de várias instituições de ensino do Piauí, participaram na tarde desta quarta-feira, em Parnaíba, de uma competição de robótica. A atividade fez parte da Escola Regional de Informática do Piauí (ERIPI) e foi realizada na Faculdade Maurício de Nassau. Além desta ação, outras atividades foram executadas, como minicursos, sessões técnicas e palestras. Entre os participantes, estudantes da Escola Técnica Federal de Bom Jesus, da Estácio/CEUT, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí.
De acordo com um dos coordenadores do evento, professor Rodrigo Baluz, a Escola Regional de Informática do Piauí tem como objetivo promover a disseminação de conhecimentos e experiências agregando as instituições de ensino superior do estado Piauí. A ERIPI é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), uma das maiores sociedades científicas do país com atuação diversa em questões nacionais relativas à informática.
Rodrigo Baluz ressaltou que os jovens participariam da competição por meio de duas categorias: Seguidor de Linha, onde o robô construído pela equipe deveria percorrer por cima de uma linha sem sair desta, e categoria Sumô, onde o robô, que representaria um pequeno lutador de sumô, deveria deslocar para forma do espaço demarcado o seu adversário.
O professor de Robótica, Marcos Ayres, levou sua equipe para a competição. Ele tem feito o treinamento de jovens de Parnaíba para que estes possam participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), já que na última, o Piauí se apresentou com apenas quatro equipes, que segundo ele, é um número baixo para o Estado. O professor disse acreditar no potencial dos estudantes do município.