08/05/2015

CINE EDEN, UMA HISTÓRIA DE AMOR

INTRODUÇÃO

Num dia comum de novembro de 1895, o cinematográfico exibia a sua primeira projeção pra um seleto grupo de expectadores. “Os irmãos Lumiere, inventores da máquina, não imaginavam que o aparelho pudesse ter alguma utilidade fora do campo de pesquisa científica, ou seja, como” instrumento cientifica pra reproduzir o movimento. Foi um equivoco e tanto. Ao longo do século XX o cinema causou uma mudança no comportamento social e foi responsável pela inauguração de novos locais de socialização.

O cinema sendo visto como representação da realidade social, cultural e política do cotidiano das sociedades. Apresenta grande contribuição para a formação cultural e da consciência crítica do ser humano, agindo diretamente sobre as pessoas que o acompanham ,sendo essas pessoas influenciadas, as quais mudam seus comportamentos, jeito de vestir e de se portar perante a sociedade, destacando com isso a” invenção das tradições”.
DESENVOLVIMENTO
Entretanto na cidade de Parnaíba situada ao norte do estado do Piauí que na década de 20, era a principal cidade a qual vivia uma grande euforia econômica graças às empresas de comercio e as indústrias. Em vista da massa culta da sociedade Parnaíba aberta às novas transformações culturais o cinema trouxe novos costumes no qual refletiu em seu comportamento pessoal e social. No inicio as projeções eram exibidas em praças públicas sem muito recurso usava-se lençóis brancos como receptores de imagens. Em Parnaíba a família Ferreira é pioneira na instalação da primeira grande sala de projeções como afirma Santos:

Tudo começou com achegada as nossas terras, por volta de 1915, de certa família de libaneses que, aqui adotou nomes brasileiros, tornando-se conhecidos por Zacarias (o pai), Miguel e Alfredo, os filhos. Por sobrenome escolheram Ferreira, numa espécie de tradução livre do original libanês. E, além de romperem também com a tradição de sírios e libaneses que aqui chegaram e logo abriram pontos de comércio: lojas de tecido, armarinho ou perfumaria. [...] Alfredo e Miguel criaram a firma Ferreira e Irmão e, com ela, tornaram-se os pioneiros do cinema em nosso estado. Separando-se alguns anos depois, Alfredo partiu para Teresina e Miguel ficou em Parnaíba, com o Cine Teatro Éden, o melhor e mais importante de toda a história cinematográfica da Parnaíba (JORNAL TERRA NORTE, 2004).

Separando-se alguns anos depois, Alfredo partiu para Teresina e Miguel ficou em Parnaíba, com o cine Teatro Éden, o melhor e mais importante de toda a história cinematográfica de Parnaíba. Como precursores dos sonhos de seus pais os irmãos Miguel e Alfredo criaram uma firma e tornaram-se donos de grandes salas de projeções com, êxito em seus desenvolvimentos, no dia 15 de novembro de1924 foi inaugurado o grande e inesquecível o Cine teatro Éden.

O cinema para a sociedade Parnaibana vem como protagonista das noites antes tinha uma cidade pacata agora tornando palco de uma grande evolução cinematográfica, onde das noites de cinema poderiam sair não só as cenas, mais novas amizades, amores, descobertas e as certezas marcadas e infiltrada nos contextos vivido a ilustração, sorrisos e sonhos. Os olhos se fecham ao fascínio da telona ai se tem o declínio que assombrou o brilho do cinema Parnaíba no, tratava-se da decadência que chegou com o advento da televisão, com isso as sessões foram perdendo o seu fiel público. Rendem-se as suas portas o cinema agora guarda ali apenas as lembranças de seus frequentadores. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em vista o Cine teatro Éden exerceu no seu período da existência o fascínio da massa culta da sociedade Parnaíbana onde as transformações culturais e políticas foram vistas por todos que vivenciaram a época o cinema foi à inspiração dos mesmos. Seu valor sobre saiu a qualquer critica e sua decadência se ver ainda hoje a marca de quem um dia foi importante hoje se torna na memória o valor histórico surreal da vida cinematográfica de Parnaíba.

REFERÊNCIAS
CASTELO BRANCO, Edwar Alencar Castelo Branco. ”História Cinema e outras imagens juvenis”. Tereseina: contra Capa, 2009.

BITTENCOURT, Circe M. Fernandez. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. “Tese de doutorado”. São Paulo: FFLCH/USP, 1993.
BERNARDET, Jean Claude. História: O que é cinema. 1.ed. são Paulo: FTD, 2006.-(Coleção Primeiros Passos)

Fonte: Historia e Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES