05/01/2015

Pharmácia do Povo



Raul Furtado Bacellar
Com o propósito de dar continuidade a profissão e ao projeto de ajudar a quem necessitava, em 7 de março de 1927, Raul Bacellar abriu, no centro da cidade de Parnaíba a décima nona farmácia a ser instalada nessa cidade, a “Pharmácia do Povo”.

Era na farmácia onde o Sr. Raul Furtado Bacellar trabalhava manipulando as drogas a serem utilizadas para ajudar na cura de pessoas doentes.

O Sr. Raul Bacellar faleceu em 12 de novembro de 1996. Em 1994 a sua “Pharmácia do Povo”, foi transformada em “Museu Vivo”, com funcionamento no Espaço Cultural Porto das Barcas, único gênero na região norte do Brasil, já visitada, desde quando inaugurada em 1995, por mais de 165 mil turistas de diferentes plagas do Piauí, do Brasil e do exterior.

Assim a Pharmácia do Povo [está aberta] à visitação através do Museu Vivo, onde são expostos mais de três mil objetos, muitos deles com mais de cem anos e bem preservados. No museu podem ser encontrados pilões aonde os ingredientes eram triturados, o relógio de algibeira pertencente ao Sr. Bacellar, a mesinha e a cadeira onde o [ele] trabalhava, além de uma grande quantidade de cartões postais mostrando a realidade da cidade de Parnaíba quando ainda era composta por cerca de quinze mil habitantes.
Portanto, através da sua Pharmácia do Povo e de tantos outros projetos desenvolvidos, o Sr. Raul Bacellar deixou um grande legado na cidade de Parnaíba e foi sem dúvida um homem generoso que estava sempre apto a ajudar os [que] mais necessitavam.

“Ninguém é grande nem pequeno neste mundo pela vida que leva, pomposa ou obscura. A categoria em que temos de classificar a importância dos homens e das mulheres deduz-se do valor dos atos que pratica, das ideias que difundem, dos sentimentos e serviços que oferecem aos seus semelhantes”. (Raul Furtado Bacellar)

Edição do Jornal da Parnaíba
Por Elizandra Soares de Sousa, aluna do Curso de Administração, da Universidade
Federal do Piauí, campus Ministro Reis Velloso
Revisado pelo prof. Me. Moacyr Ferraz do Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES